No Pé do Ouvido

por Redação

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.402 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

Veja Também

IGARATÁ

NOVA LEI – Está para ser votado na Câmara Municipal um projeto para regulamentar a situação dos traillers, bancas, etc, instalados em espaço público. O projeto de autoria do Prefeito regulamenta regras para a utilização destes equipamentos, estipulando que a oportunidade aos eventuais interessados se dará por chamamento público.

NOVA LEI 2 – No projeto, os atuais ocupantes de espaço público poderão ficar nos locais que já utilizam até o final do processo de chamamento público. Se não saírem vencedores da disputa terão que desocupar o local. Os vereadores de oposição manifestaram muitas dúvidas em relação ao projeto.

FICA ESPERTO – A primeira é da possibilidade de formação de cartel para ocupação dos espaços públicos. O projeto prevê que nenhum interessado poderá ter mais do que uma permissão, mas não prevê nenhum mecanismo para excluir totalmente a possibilidade que um espertalhão, utilize o nome de “laranjas” e faça a locação, por exemplo de todos os espaços da Praça 30 de Dezembro, por exemplo, o local de comércio popular mais disputado na cidade.

FICA DE OLHO – E mais, no projeto, segundo a crítica dos vereadores, o espaço veda a ocupação de áreas de jardim, mas não diz nada sobre como será resolvido o caso da instalação de um outdoor eletrônico em pleno jardim da Praça 30 de Dezembro, que foi cedido sem licitação, ao que consta para ser explorado comercialmente pela empresa de um ex-genro do atual Prefeito. O assunto ainda vai render muito!

VANDALISMO – E falando na Praça 30 de Dezembro, o palco que ainda nem foi inaugurado já foi vandalizado e não foi pouco. Por enquanto, como a obra ainda não foi totalmente recebida pela Prefeitura, o prejuízo ao que tudo indica ficou com a empresa que executou o serviço. Mas, dá para apostar 3 por 1 com qualquer pessoa, que do jeito que está a Praça sem nenhuma vigilância, os casos de vandalismo e prejuízo ao patrimônio público irão se repetir, sem sobra de dúvida. Não é nem questão de como, mas de quando.

TUDO IGUAL – Tem um velho ditado que diz que pau que dá em Chico, dá em Francisco. A atual equipe da Prefeitura fazia questão de criticar o que classificavam como demora para a conclusão de obras de reforma de praças, que foram iniciadas na gestão anterior com recursos do MIT (Município de Interesse Turístico).

IGUALZINHO – Pois bem, agora, tiveram a mesma idéia de construir uma praça com recursos também do MIT. A obra é para ser construída no local onde foi demolido o prédio da antiga creche, bem em frente a Rodoviária e ao lado da Praça 30, no coração da cidade. Resultado, depois de meses, a obra segue a conta-gotas. Os tapumes estão ressecados e alguns caindo e nada da tal praça ganhar forma. Mudaram os atores, mas o enredo segue o mesmo.

CONQUISTA – Falando em Município de Interesse Turístico – MIT, Igaratá conseguiu essa qualificação em 2018, quando o então Prefeito Celso Palau, recebeu a certificação do então Governador Marcio França, em solenidade realizada em Aparecida. Foi um dos 50 primeiros Municípios a conseguir a qualificação como MIT.

CONQUISTA 2 – Com a qualificação de MIT, Igaratá passou a receber todos os anos recursos para investimento em Turismo, que estão fazendo toda a diferença. A Lei do MIT prevê a elaboração de um ranking a cada três anos, pelo qual os 03 melhores municípios classificados passam para a qualificação de Estâncias e os 03 primeiros perdem a qualificação. Existem no Estado de São Paulo 70 Estâncias Turísticas e 140 MITs.

CUIDADO – No primeiro ranking, divulgado pela Secretaria de Turismo de SP, em 2021, a colocação de Igaratá foi preocupante. Entre os 140 Municípios, ocupou a 130ª colocação. O novo ranking será divulgado em 2024. O risco de perder a qualificação como MIT é real.

PRUDENCIA – Não basta empresas privadas investir pesado no turismo na esperança de fazer a manutenção do MIT. A conservação do título e a manutenção dos recursos requerem que o município faça a lição de casa, ou seja, cumpra as condições exigidas na lei que criou e concedeu o título.

SANTA ISABEL

ESPERA – Alguns bancos, entre eles o Banco do Brasil, inventaram uma nova fórmula de atender seus clientes. Na hora do almoço, como os caixas são inacessíveis ao cidadão comum, os funcionários encarregados do caixa se afastam para a refeição e deixam os “pacientes” esperando do lado de fora.

MÁGOA – O vereador Jorginho Capoeira está magoado com o prefeito Carlos Chinchilla. Foi o vereador que conquistou junto ao deputado Rui Falcão (PT) os recursos necessários para a recuperação do piso da quadra do Ginásio de Esportes. Chinchilla esteve lá entregando a reforma e nem se deu à gentileza de avisar ao vereador.

PARADO – Os vereadores isabelenses resmungam pelos corredores que desde que o secretário João Marcos assumiu a secretaria de planejamento, nunca mais houve regularização fundiária. Eles entendem que a regularização ajuda no desenvolvimento do município, e não ocorrência desse benefício prejudica a população.

SERÁ QUE SABE? – Tem gente na cidade que parece não saber o que fala e ofende as pessoas. Será por mau caráter mesmo ou será profunda ignorância? Na mais recente chamou um secretário da administração municipal de “Barba Azul”. O personagem de histórias infantis se notabilizou por ser um homem nobre, cruel e muito feio que matava todas as pessoas que viam o seu rosto, especialmente as mulheres. A manter o ritmo das ofensas, o cidadão poderá ser, em breve, chamado à Justiça.

CONSCIÊNCIA NEGRA – Nesse domingo se comemora o Dia da Consciência Negra. Talvez por ser domingo e não um feriado, muita gente não está sequer se lembrando dessa homenagem às pessoas que, em cativeiro, deram a vida e o sangue pelo crescimento do país.

CONSCIÊNCIA NEGRA – Para celebrar a influencia afro na vida nacional, no domingo, a partir das 20, até às 22 hrs, um grupo de samba e pagode estará animando a noite na praça da Bandeira, no centro de Santa Isabel. Trata-se do grupo Kurtindo+.

CONTRA A VIOLÊNCIA – Na segunda-feira (21/11) começam as ações pela erradicação da violência contra a mulher. As atividades seguem até o dia seis de dezembro em diversos pontos da cidade. Mais informações junto à secretaria de Assistência e Promoção Social.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments