Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

O Pé do Ouvido desta semana está recheado de bastidores da nossa política, o que não cabe nas matérias são transformados em notas curtinhas de leituras, do Filho Bonito, ao Embargado, só para garantir que você estará por dentro de tudo.

IGARATÁ

E O SALÁRIO, OH! – O Governo Federal estipulou em fevereiro que o valor do novo piso a dos professores da rede para 2022, seria de R$ 3.845,63 para 40 horas semanais, com um reajuste de 33,24%. Desde então os professores de Igaratá estão lutando pelo direito de ter o reajuste proporcional, igualando o piso do magistério do Município ao que é estipulado na legislação federal. Aliás nada além do que é obrigação legal do Município em conceder.

E O SALÁRIO, OH! 2 – Nesta semana, um projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal com o reajuste proposto pelo Prefeito de 20%, retroativo a maio. Parece bom, mas mesmo assim, professores argumentam que o Município está pagando abaixo do piso nacional, o que não é correto.

E O SALÁRIO, OH! 3 – Lembram os professores que o novo Fundeb contempla recursos para o reajuste e que nenhum Município pode pagar abaixo do piso mínimo. Basta cumprir a lei. Pelo visto, o assunto está longe de estar encerrado.

FINALMENTE – O Governo do Estado de São Paulo incluiu oficialmente a Estrada Vicinal do Parque Alpina, localizada no município de Igaratá, com extensão total de 6,500 km, dentro do Programa “Novas Vicinais”. Venceu a licitação para a realização deste trecho a empresa Schunk Terraplenagem E Transportes Ltda, que já foi convocada a assinar o contrato.

FINALMENTE 2 –Embora com bastante atraso, a Sabesp deu mais um passo para cumprir uma das mais importantes contrapartidas que se incumbiu de realizar para a autorização da obra de interligação entre as represas do Jaguari e Atibainha.

FINALMENTE 3 – Neste novo capítulo desta longa novela, que se arrasta desde 2.015, a Sabesp publicou que foi contratada após licitação a empresa KMG Constutora Eirelli para realizar a obra de instalação da rede de esgoto no Jardim Rosa Helena.

TOTENS – O Governo também, entregou na última quinta-feira, dia 23, 240 novos totens de autoatendimento do Poupatempo. Com isso, a população terá acesso a mais de 100 serviços municipais e estaduais de forma rápida, segura e acessível. O modelo dos totens se assemelha à tela de um tablet e conta com leitor biométrico de maior precisão, para facilitar as solicitações de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo. A meta é que o programa alcance todos os municípios paulistas.

FILHO BONITO – Como já virou rotina, com o anúncio do programa estadual, os políticos locais, vereadores da oposição e o prefeito, já anunciaram que o benefício é fruto também do trabalho deles e de seus padrinhos, normalmente os deputados. É a disputa de narrativas, que neste ponto é saudável, porque trata-se de benefícios para o Município.

PARTIDO UNIDO – Mas, visto de fora, não há dúvidas de que as apresentações dos vereadores de oposição, Gabriel Prianti, Albert Ursão e Silvio Jorge, mostrando em vídeos os pedidos e depois os benefícios é muito mais convincente. Além de que, joga a favor deles, a proximidade com o PSDB, partido do atual Governador, Rodrigo Garcia. Com isto, os demais vereadores sumiram do noticiário. Estão totalmente apagados.

SERÁ QUE É BOM? – Aliás, a mesa da Câmara de Igaratá, tomou algumas medidas administrativas nos últimos tempos. Daí, você pensa, que como trata-se da casa do povo, deve ser alguma iniciativa inovadora para de alguma forma ajudar a população, que enfrenta muitas dificuldades certo? Então, não foi bem isso que aconteceu.

ISSO É RUIM! – O que a mesa da Câmara está fazendo é um processo de licitação para a aquisição de mais um carro zero quilômetro. Há alguns anos atrás, o vereador Gilmar bateu um carro da Câmara, que teve perda total. O carro estava segurado, mas não se sabe da abertura de nenhum procedimento para averiguar o que aconteceu e em quais circunstâncias, o vereador acabou com o veículo público.

E AO POVO…OH! – Como visto, as prioridades são bem diferentes, conforme o interessado, para alguns, a imensa maioria da população, pode ser a falta de empregos, de remédios ou de um serviço público de qualidade. Para outros, nossos ilustres representantes, é um carro zero km, mesmo com outros veículos na garagem.

Mais No Pé do Ouvido

Santa Isabel

CARTILHA – A 164ª Subseção OAB SP lança, na próxima terça-feira, às 17h a cartilha “Advocacia Sustentável” preparada pela Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental. O trabalho pretende ajudar os profissionais do direito e melhor utilizar os recursos naturais e tecnológicos no desenvolvimento de suas atividades.

CARTILHA 2 – O evento acontecerá na Casa da Advocacia e Cidadania da OAB de Santa Isabel e Igaratá situada no primeiro andar do edifício 25 da Praça da Bandeira, no centro da cidade.

LIBERADO – Foi por pouco, mas passou! O Prefeito de Santa Isabel tem o aval da Casa de Leis para movimentar até 10% do orçamento sem pedir a autorização do legislativo. A vereadora Bruna do Pati pondera que se tem uma coisa que a pandemia ensinou foi que imprevistos ocorrem é são necessárias medidas urgentes, inclusive na gestão de recursos.

EMBARGADO – O vereador Osvaldo Junior solicitou para a prefeitura de Santa Isabel mais que a manutenção da Estrada Artur Cytrynowics, com instalação de lombadas!? O edil pede para a administração a liberação de iluminação pública.

EMBARGADO 2 – O caso da falta de energia nesta área, já foi tratado em uma reportagem do Ouvidor, quando os moradores fizeram manifestação e descobriram que a regularização fundiária só está parada por falta de documentação dos próprios beneficiários no processo. A questão agora é: para levar luz, será preciso retirar o embargo.

EMBARGADO 3 – O que os moradores precisam entender, neste caso, é que os vereadores podem pedir qualquer coisa, mas isso não significa que serão atendidos. Ainda mais se houver entraves legais para a realização do pedido. Como “produtor de leis”, o vereador sabe disso!

NA MIRA – A próxima secretaria de Santa Isabel a mudar de gestor pode ser a do jurídico. Segundo informações, esta é a única pasta que une todos os 15 vereadores na contrariedade e insatisfação. Aparentemente o que está faltando é diálogo, o que tem promovido uma chuva de vetos aos pedidos dos parlamentares.

SURDEZ – Uma campanha silenciosa está percorrendo as redes sociais de Santa Isabel. Isabelenses revoltados com o volume do som utilizado por estabelecimentos comerciais da avenida República estão pedindo que os consumidores evitem comprar nessas lojas. Segundo dizem, os comerciantes que usam som na porta do estabelecimento estão surdos aos apelos da comunidade. Na rua Nove de Julho um grande estabelecimento comercial decidiu adotar o mesmo recurso de ampliar as ofertas com o uso de autofalantes. Moradores da região estão à beira da loucura!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments