Com uma pitada de bom humor e claro muito Jornalismo, você confere no site do Ouvidor a coluna mais lida em nossos 32 anos. Os bastidores da política no Pé do Ouvido.
ARUJÁ
INCONVENIENTE – Aproveitando a noite movimentada da última sessão na segunda-feira, o vereador Paulinho Maiolino usou a tribuna para se queixar de supostas críticas que alguns vereadores fazem a sua ONG. Notoriamente intrigados, os colegas até poderiam se questionar: “Que palhaçada é essa!?”
INCONVENIENTE 2 – Afinal, como até o momento, ninguém abertamente fez qualquer tipo de crítica a ONG do edil, portanto, a impressão que ficou em todo plenário foi que o nobre vereador tirou proveito da lotação da Casa de Leis e reclamou apenas para chamar atenção.
INCONVENIENTE 3 – Conseguiu! No dia seguinte, foi um dos assuntos mais comentados entre apoiadores e pais de alunos com necessidades especiais, todos se questionaram sobre o grau de empatia do parlamentar. Afinal, o tempo que Maiolino usou em seu protesto causou notório desconforto na maioria dos presentes, que estavam lá para prestigiar a votação de concessão do terreno para a Apae de Arujá, projeto que de fato merece aplausos!
IGARATÁ
TRATORES – O Governo do Estado enviou para a Prefeitura de Igaratá, além de diversos implementos agrícolas, que já haviam sido entregues há alguns dias, dois tratores agrícola de 80 cv cada, cabinados e zero Km. Os equipamentos são de encher os olhos e demonstram que o atual Governador vem com força tentar a reeleição.
TRATORES 2 – Equipamentos novos como os tratores que vieram para Igaratá estão sendo distribuídos pelo Governo do Estado em toda a região e numa quantidade surpreendente. A prova está aí, dois equipamentos foram doados de uma só vez.
DE QUEM É? – Mas, se não há dúvidas de que o Governo do Estado é que está distribuindo as benesses, vingou a guerra de narrativas dos políticos locais para se intitularem “pais da criança”. Nem bem os tratores desceram do caminhão plataforma que os havia trazido para Igaratá, o vereador Juliano e companhia, gravou um vídeo, junto aos tratores, dizendo que a solicitação dos equipamentos havia sido realizada por eles, ainda no ano de 2.017.
FILHO DE QUEM? – Algumas horas depois foi a vez dos vereadores Gabriel Prianti, Albert Ursão e Silvio Jorge, postarem documentos da solicitação dos equipamentos, juntamente com um vídeo do deputado estadual Itamar Borges, que até abril deste ano era o Secretário da Agricultura do Estado, pasta do Governo que adquiriu os bens e até um vídeo do atual Governador, Rodrigo Garcia, falando sobre o benefício que o Estado estava destinando a Igaratá.
GUERRA – Na guerra das narrativas, não há dúvidas que os vereadores da oposição se saíram muito melhor na divulgação. Os tratores foram adquiridos pela Secretaria Estadual da Agricultura, na gestão do ex-Secretário Itamar Borges e distribuídos pelo Governo Estadual, sob a batuta de Rodrigo Garcia. Mostraram as figuras que resolveram o assunto!
MUNDO MUDOU – O documento de 2.017, apresentado pelos vereadores da situação, para justificar a suposta paternidade sobre os tratores, fica bem forçado. Em 2.017, o Estado de São Paulo estava sendo governado por Geraldo Alckmin, atual pré-candidato a vice–presidente. De 2.017 para cá, muita coisa mudou, Alckmin deixou de ser governador, mudou de partido, pelo Governo do Estado já passaram Marcio França, João Dória e agora Rodrigo Garcia.
O QUE IMPORTA – Então, ponto para a oposição. A versão dos vereadores Gabriel, Silvio e Ursão é a única convincente. Agora, o que isso muda no resultado final das coisas. Nada! Jogo que segue! E que venham mais equipamentos.
O QUE IMPORTA 2 – Quem quer que tenha sido o autor do pedido ou que ele tenha vindo espontaneamente, pouco importa! A verdade é que cabe a atual administração fazer uso adequado dos equipamentos, valorizando a sua utilização nos ambientes corretos proporcionando aos agricultores que mantém as nossas lavouras em pé com extremos sacrifício. Não sejam apenas equipamentos políticos!
MUDANÇA – A arte muda os lugares e a vida das pessoas. A frase clichê, que todo mundo já ouviu alguma vez na vida pode ser comprovada na realidade, sem ir muito longe. O bairro do Bonsucesso, em Igaratá é prova disso.
NOVA HISTÓRIA – Completamente abandonado por décadas, em 2.019, a Prefeitura, na gestão do ex-Prefeito Celso Palau, realizou obras de infraestrutura no Bonsucesso, pavimentando as vias de chão batido com bloquetes sextavados. O Bonsucesso se transformou.
NOVA HISTÓRIA 2 – Agora, o Bonsucesso foi o local escolhido em Igaratá para a implantação do Projeto Galerias, liderado pelo artista plástico Guataçara Monteiro e que contou com a adesão voluntária de diversos artistas.
RESULTADO – O resultado é uma bela obra de arte a céu aberto. Impossível, que quem conheceu o mesmo lugar há poucos anos, não se deslumbrar e se emocionar com a transformação, não só do local, mas também no modo de vida e no cotidiano das pessoas que lá vivem, que é o que realmente importa. O Bonsucesso e o Projeto Galerias valem muito uma visita!
RESULTADO 2 – Somando competências e valores é que se obtém o desenvolvimento e não buscando dividir. Os municípios se desenvolverão mais quando seus políticos aprenderem a compartilhar o interesse social e deixar a disputa para os momentos eleitorais.
SANTA ISABEL
FAÇA O QUE EU MANDO – Em razão do aumento de casos positivos de Covid-19, por decreto assinado em 09 de junho de 2022, o Prefeito de Santa Isabel Dr. Carlos Chinchilla tornou obrigatório o uso de máscaras faciais em todos os ambientes fechados.
NÃO O QUE EU FAÇO – Por isso, não é à toa que, ao visitar as festas juninas escolares do último final de semana (11/06, pós decreto), o Prefeito foi censurado por distribuir abraços e posar para fotos em ambientes fechados e sem máscara. Questionado por uma cidadã sobre os riscos da pandemia, ele disse “a preocupação existe”.
NO BURACO – Uma semana após posar para fotos ao lado do prefeito Carlos Chinchilla, o vereador Jorginho Capoeira aproveitou o uso da tribuna para reclamar da falta de zeladoria na cidade. Disse que as ruas estão todas esburacadas e que recebe muitas reclamações sobre o tema.
NA FOSSA – Casquinha do Angaturama reclamou do caminhão limpa fossa. Para o edil, com a mensalidade de R$15 mil, paga para empresa que aluga um caminhão limpa fossa, daria para a prefeitura adquirir um caminhão próprio. Onde!? Ao levantar a questão da taxa cobrada para fazer o serviço, o colega Zé da Mula explicou que somente os munícipes cadastrados na Promoção Social tem acesso ao serviço de graça.
MENTIRA – Em defesa da ex-secretária de Meio Ambiente de Santa Isabel, Sandra Igarasi, o vereador Zé da Mula lançou um desafio ao atual secretário Rubens Barbosa: “Mostra agora quais benefícios trouxe para a cidade”. Depois listou todos os recursos e obras que a antecessora trouxe para a cidade, entre eles a canalização do Araraquara. “João da defesa civil trouxe mais recursos nesta gestão que o senhor”, protestou Zé da Mula.
TRANSPORTE – O vereador Chico do Mercado apresentou um projeto, no mínimo, audacioso! Beneficiado por ser um dos poucos empresários da cidade a não ter uma única demarcação de zona azul na porta de seu estabelecimento comercial, propôs um protocolo do transporte público.
TRANSPORTE 2 – Se por um lado, ter protocolo é bom, por outro, cria um problema grave: “de quem é a culpa!?” Para a proposta do vereador, 90% dos problemas acabariam nas costas do motorista que, para cada tipo de infração, receberia uma penalização diferente. E, o único modo de garantir que não sofreriam penalizações injustas, os motoristas ficariam obrigados a fazer um checklist antes de dar a partida. Vai que a peça quebrou na mão do anterior e ele não viu!!
TRANSPORTE 3 – Agora imagina o motorista da ambulância, ou da Defesa Civil, fazendo checklist antes de atender uma ocorrência? Os supervisores até poderiam gritar: É caso de vida ou morte! Contudo, se o motorista der a partida antes de fazer a checklist, corre o risco de ter de pagar por erros de manutenção de um veículo público, cuja manutenção nem sempre (quase nunca) está em dia.
TRANSPORTE 4 – A vereadora Bruna do Pati até tentou explicar para Chico do Mercado (sem zona azul) que a prefeitura não dispõe de carro reserva que fique disponível para que os demais sejam paralisados para as necessárias manutenções preventivas, mas foi voto vencido na ideia de adiar o projeto.
TRANSPORTE 5 – Ter um protocolo é importante, assim evita, entre outros problemas, as caronas, o uso do transporte público para fins pessoais e de interesses eleitorais. Claro que o bom exemplo deve vir da Casa de Leis, onde o projeto foi criado! No final, caberá ao prefeito ajustar a norma ou vetá-la completamente. Afinal, na saúde o transporte sanitário já tem um protocolo novinho em folha, caberia aos demais setores criar um de acordo com a realidade de demanda de serviço. Veremos!!
PRESIDENTE – Esta semana o vereador Edson Oh Glória anunciou que vai se candidatar à presidência do legislativo. Defensor e fiel à gestão passada pode abrir alas para uma nova era na Casa de Leis. Ele garante que já tem nove votos a seu favor! Quem mais virá na disputa? Será que atual gestão encontrará um representante que queria assumir a cadeira? Veremos!!!