Com uma pitada de bom-humor e claro muito Jornalismo, você confere a coluna mais lida em nossos 32 anos, No Pé do Ouvido.
IGARATÁ
GESTÃO PÚBLICA – Nesta semana ocorreu, em São José dos Campos, o evento Governo na Área, uma iniciativa do Estado que aproxima a gestão pública dos políticos e Prefeituras em todas as regiões de São Paulo. Ela compreende uma agenda robusta de entregas no estado, que são fundamentais para o fortalecimento dos municípios paulistas em áreas estratégicas como educação, saúde, segurança e desenvolvimento socioeconômico, entre outras.
BEIJA MÃO – No final o evento virou uma grande festa, com políticos para todos os lados. De Igaratá, oposição e situação marcaram presença em peso no beija mão oficial. O que mais se viu nas redes sociais foram postagens do evento.
BOM DEMAIS – De concreto, os vereadores da oposição Albert Ursão, Gabriel Prianti e Silvio Jorge trouxeram na bagagem um caminhão lotado de implementos agrícolas novinhos para auxiliar as atividades dos produtores rurais. Coube ao deputado estadual e ex-Secretário de Agricultura do Estado, Itamar Borges, fazer as honras da casa e enaltecer o trabalho dos vereadores. Fizeram mais um golaço!
QUADRA – E realmente a semana rendeu para os três vereadores da oposição. Na terça-feira, foi a vez do ex-Ministro e ex-Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, fazer uma visita à Escola Estadual do Coronel e reafirmar o compromisso do governo estadual na construção de uma nova quadra coberta para a Escola.
ATRÁS DE VOTOS – Os professores da Escola Coronel que tiveram a oportunidade de participar do encontro com Rossieli Soares, tiveram a melhor impressão possível do ex-Secretário, que cativou pela simplicidade, raciocínio rápido e pleno conhecimento de todos os percalços da rede pública de educação.
ÔNIBUS – Mais tarde, quando foi recebido na casa do ex-Prefeito Celso Palau, Rossieli Soares confirmou que Igaratá receberá também um novo ônibus para o transporte de alunos.
EM CASA – Esbanjando carisma por onde passa o cantor Sergio Reis se apresenta como o novo morador de Igaratá. Diz que veio com uma mudança que encheu sete caminhões e que por aqui pretende ficar. Ele confessa que adora o sol que aqui brilha. O bom é que também ilumina a cidade!
EXPLICA AÍ – A notícia veiculada pelo Ouvidor na semana passada dando conta que o ex-vereador Carlos Alexandre, mesmo atuando em Igaratá no cargo comissionado de assessor de imprensa, desde janeiro de 2.021, continuou vinculado, trabalhando e recebendo também na Prefeitura de Arujá, como professor PEB- I, no mesmo período, fez algumas pessoas levantarem ainda mais dúvidas sobre o episódio.
EXPLICA AÍ 2 – Lembraram que Carlos Alexandre, também ocupou entre os anos de 2.013 e 2.016, na gestão anterior do Prefeito Elzo de Souza, o mesmo cargo de assessor de imprensa na Prefeitura de Igaratá e já era servidor público em Arujá.
EXPLICA AÍ 3– Daí surgiu a questão seguinte: Se trabalhou e recebeu das duas Prefeituras, também neste período, a sua situação já vem irregular há muitos anos e o problema é bem maior do que se pensava.
EXPLICA AÍ 4– Se neste período, de 2.013 a 2.016, se afastou de Arujá e trabalhou e recebeu somente em Igaratá, está tudo bem, fez o certo. Só que daí a pergunta é outra. Se já havia se afastado, porque sabia que não poderia acumular, porque agora não fez a mesma coisa, já que tanto ele Carlos Alexandre, como o Prefeito Elzo, que o nomeou, já passaram pela mesma situação? O assunto vai render…
EXPLICA AÍ 5 – Os vereadores em geral, tão atentos às condições da Prefeitura, bem que podiam encontrar explicações para essas dúvidas. Resta saber: se eles não fizerem, o Ministério Público vai fazer? Não há o que temer, o que pode acontecer é ter de devolver todo o dinheiro que recebeu indevidamente.
SANTA ISABEL
VAZOU – A rede social particular do Prefeito Carlos Chinchilla volta a surpreender. Essa semana, a veiculação de uma imagem com a tarja: Aguardando Aprovação foi um luxo de furo da comunicação. Com tantos parceiros de peso, se errar na informação corre o risco de perder bons aliados.
COVID – A secretária de Saúde Helena Inácio e a diretora Célia Brito foram diagnosticadas com Covid-19. Ambas com sintomas leves e em isolamento. O quadro clínico delas fez com que a reunião do conselho de saúde fosse adiada em cima da hora, restando pouco tempo para avaliar a prestação de contas.
MANIFESTO – O morador mais antigo da área do núcleo Lourenço Ávila tem 86 anos. Há 20 reside numa área cuja infraestrutura é quase zero. Ainda assim, como muitos, paga Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
NA LEI – O IPTU é exigível desde que a área seja dentro do perímetro urbano. E perímetro urbano é fixado por lei. É possível encontrar imóvel dentro da cidade que paga Incra porque em alguns casos o imóvel é utilizado para uma atividade rural (pecuária, plantação, etc). Ou seja, o uso é relevante também para fixar se é INCRA ou IPTU.
DICA – Para saber se um loteamento é ou não regular, basta identificar as condições em que ele é apresentado. Todo loteamento REGULAR tem que ser entregue com toda infraestrutura: calçamento, iluminação, coleta de esgoto, etc.
VULNERABILIDADE – Quando questionados, por qual motivo compraram um imóvel sem água encanada, coleta de esgoto, calçamento e, principalmente, sem energia. Na mesma hora os moradores responderam: “É onde conseguimos pagar”.
VULNERABILIDADE 2 – Contudo, todo o transtorno da falta de infraestrutura e a despesa com o processo de regularização que, em tese deveria ter sido paga pelo dono original da propriedade, recai sobre o cidadão que investe todas as economias para ter a casa própria. E, na prática, poucas vezes vemos o responsável pelo parcelamento irregular do solo ser penalizado. Fique atento, pois o sonho de pagar mais “barato”, pode custar bem mais caro.
IPTU – O vereador Edson Gloria reclamou que a prefeitura de Santa Isabel afirma que adiou o processo de regularização fundiária de um trecho do Bairro Jd. Eldorado com a justificativa de que estamos em ano eleitoral. “Essa eleição é para nível estadual e federal, não vejo empecilhos e mais: para cobrar IPTU não tem ano eleitoral né?!”.
SAÚDE – O vereador Zé da Mula quer saber quantos médicos a Santa casa tem e quais horários e funções desempenham no hospital. Não as sabe se ele pediu a irmandade antes de transformar sua curiosidade em requerimento.
SAÚDE 2 – Causou apenas uma certa estranheza ele sequer citar a dívida milionária da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco com o município. Além disso, a dívida é resultado de metas qualitativas e quantitativas que não foram cumpridas, sendo assim, não seria interessante perguntar também como estão funcionando os postos de saúde?!
VALIDADE – O vereador Marcos Cannor questionou sobre a validade do asfalto da Av. Cel Bertoldo. Afinal, se por um lado a população aprova que a prefeitura tenha, depois de meses, fechado uma cratera aberta próximo ao destacamento da Polícia Militar.
VALIDADE 2 – Por outro lado, esse serviço deveria ter sido feito pela empresa responsável pela pavimentação. O serviço deve ficar 05 anos na validade, qualquer reparo deve ser feito pela empresa vencedora do certame e executora do serviço.
TERCEIRIZAR – A prefeitura de Santa Isabel está com chamamento público em aberto, uma única entidade está sendo convidada para contrato de gestão, operacionalização e execução das ações dos serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde (Unidades de Saúde e Estratégias de Saúde da Família); e Atenção Especializada (Serviços de Especialidades); RH Setor de Zoonoses e Central de Transporte Sanitário).