No Pé do Ouvido

por Redação

Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

IGARATÁ

FURO N’ÁGUA – O planejamento para lançamento de notícias, definitivamente não tem sido o forte do pessoal da Prefeitura de Igaratá. Alguns dias atrás, foi enviado pelo Prefeito um projeto de lei concedendo reajuste para os conselheiros tutelares. Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, tendo inclusive alguns vereadores da base do Prefeito tirado fotos, postando parabéns aos conselheiros, que era muito merecido, coisa e tal.

FURO N’ÁGUA 2 – Passado mais alguns dias, o próprio Prefeito vetou o seu projeto de lei e o aumento que havia sido dado, foi tirado. Quando o projeto retornou à Câmara para rediscussão, só teve os votos dos vereadores de oposição, que bateram o carimbo de palhaçada no episódio. Os vereadores da base, sem argumentos, votaram contra o reajuste e passaram o “carão” de ter que voltar atrás naquilo que já haviam aprovado.

É LEI – Daí você pergunta, aprenderam a lição? Parece que não! Agora a confusão foi armada com os professores da rede Municipal. Desde fevereiro, o Governo Federal estipulou que o valor do novo piso da categoria para 2022 seria de R$3.845,63 para 40 horas semanais, com reajuste de 33,24%.

É LEI 2 – De pronto, os professores estão desde fevereiro lutando pelo direito de ter o reajuste proporcional, igualando o piso do magistério do Município ao que é estipulado na legislação federal. Aliás nada além do que é obrigação legal do Município em conceder.

PROMESSA – Há algumas semanas, os professores se reuniram e foram cobrar seus direitos na sessão de Câmara. Coube ao vereador Gilmar, ser o porta-voz do Prefeito e anunciar que o reajuste dos professores seria dado em junho, no percentual de 25%, retroativo a fevereiro. Tudo gravado.

FUROU DE NOVO – Nesta semana, o projeto de lei foi enviado pelo Prefeito para a Câmara Municipal, só que o reajuste proposto foi de 20%, retroativo a maio. O mesmo Gilmar gravou um vídeo parabenizando os professores pela conquista. Levou pedrada de monte. Virou meme nas redes sociais.

FUROU DE NOVO 2 – Se para ele, é motivo de parabenizar os 20% de reajuste, muitos professores reclamaram que mais uma vez a palavra não foi cumprida e a proposta de reajuste veio abaixo do prometido e não retroagiu até fevereiro, como também era o prometido. Parece óbvio, mas falam que 20% não é 25%.

FUNDEB – O argumento dos professores é que o novo Fundeb contempla recursos para o reajuste e que nenhum Município pode pagar abaixo do piso mínimo. Basta cumprir a lei. E sobre a alegação de que se for dado o reajuste, o percentual de gastos com pessoal estoura é querer que os professores paguem do próprio bolso um problema que não é deles. Segundo eles, tem muitos meios para diminuir a folha de pagamento. O que não pode é ser tirado do salário deles. O assunto promete.

DEMITIDO – O assessor de imprensa da Prefeitura de Igaratá, o ex-vereador Carlos Alexandre, foi demitido do cargo há alguns dias. Notório defensor de primeira hora da atual gestão, ninguém entendeu muito bem o porquê do seu desligamento.

BIVALENTE – Isso atiçou a curiosidade de pessoas, que descobriram que mesmo atuando em Igaratá no cargo comissionado de assessor de imprensa, desde janeiro de 2.021, o ex-vereador Carlos Alexandre continuou vinculado e trabalhando também na Prefeitura de Arujá, como professor PEB- I, no mesmo período.

BIVALENTE 2 – É o típico caso de acumulação indevida de cargo público, que pode trazer diversas consequências. As sanções para essa situação são severas. Uma é a de ressarcir os cofres públicos se ganhou sem trabalhar. Como professor, em Arujá, a carga horária é conferida por cartão de ponto. Como comissionado, em Igaratá, ficava à vontade. Ainda tem a possibilidade de ser condenado a perder o cargo público.

BIVALENTE 3 – Ao tentar ficar em dois lugares ao mesmo tempo, Carlos Alexandre expôs a fragilidade do setor de controle de pessoal da Prefeitura e mostrou que nem mesmo a Câmara de Vereadores se liga na observação do funcionamento do executivo além de sujeitar o Prefeito ao risco de se ver enrolado na Justiça.

ESPERAR PARA VER – Mas ainda tem mais problemas no caso. Não tem um, mas vários casos de políticos experientes na região, que em casos semelhantes, nomearam pessoas para cargos com acumulação vedada e acionados por improbidade administrativa foram condenados ao pagamento de multa e ficaram inelegíveis. No caso, o Prefeito Elzo também poderá ter que se defender, por ser o único responsável pela nomeação de quem não podia ser nomeado, sem se afastar do cargo que já ocupava.

SANTA ISABEL

TRANSPORTES – Por determinação da secretaria de Saúde, a partir da próxima segunda-feira, quem desejar utilizar-se de veículos oficiais para o transporte ambulatorial deverá se submeter a uma entrevista com Assistente Social para avaliar se, de fato, a pessoa não tem recursos para ir pelos próprios meios.

TRANSPORTES 2 – A medida visa inibir o número de pessoas que se aproveitam do transporte ambulatorial para fazer compras, visitar amigos, ou simplesmente dar um passeio em um hospital de referência. Vai economizar combustível e abrir vagas para quem, de fato, precisa. Os primeiros protestos sairão da Câmara!

DR. PRINT – Notoriamente revoltado com a reclamação das mães, que não querem a imagem de seus filhos circulando na rede social particular do Prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla vasculhou as redes sociais dos demais prefeitos do Alto Tietê e “printou” a página de cada um.

DR. PRINT 2 – Ainda no sábado, enviou 12 “prints” para a reportagem do Ouvidor com um recado para as mães insatisfeitas: “Faremos muitas mais!! Não nos calarão!!! Incomodou as fotos? Vai ter mais”.

DR. PRINT 3 – A secretária de educação de Santa Isabel recebeu os “prints” do Prefeito e também, no sábado, as encaminhou para a reportagem com a seguinte mensagem: “está vendo que os prefeitos de nosso entorno também usam as imagens na sua página…Precisa mostrar pra essa mãe que reclamou”.

DR. PRINT 4 – Ao “printar” e compartilhar as páginas pessoais dos demais prefeitos o que era problema de um, pode virar problema de todos! Se os pais começarem a entender que o uso de imagem dos filhos nas redes sociais particulares são, em muitos casos, estratégias de marketing (não remunerado) a insatisfação dos pais de Santa Isabel pode se alastrar por todo Alto Tietê.

DR. PRINT 5 – Obrigando os prefeitos a, em caso de uso de imagem de menores de idade, serem obrigados a solicitar autorização específica, possivelmente, para a finalidade de aumentar o engajamento pessoal dos políticos. “Desenrola, bate e joga de ladinho!!” Quem sabe assim, acompanhadas dos pais, as crianças começam a receber para serem modelos de verdade?!

COMUNICAÇÃO – A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Isabel está de cara nova. Todos os membros foram trocados e até quem é concursado mudou de foco, passando a ocupar a função de assistente. Aparentemente, o novo comandante do setor é exatamente o funcionário suspeito de ter vazado o áudio do prefeito determinando como se faz uma nota de falecimento sem homenagens. Vazou e foi promovido!

MARRONZINHO – No mês de maio que findou na última terça-feira, 31, o prefeito de Santa Isabel vestiu a roupa de agente de trânsito e circulou nas escolas tirando fotos com as crianças e como o mascote da cidade. Iria passar em branco se não fosse o fato dele mandar um print da rede social, destacando sua sessão de fotos caracterizado.

MARRONZINHO 2 – Uma coisa é certa: se o prefeito realmente passar um dia na pele dos agentes de trânsito poderá entender mais sobre as mazelas desta função e verificar de perto o quanto a população está satisfeita (ou não) com a gestão da mobilidade urbana.

MARRONZINHO 3 – Semáforos desligados, falta de sinalização no entorno das obras na rua e falha na divulgação antecipada de ruas interditadas. Falta agente no horário de saída das escolas e nos cruzamentos em horário de pico. No trânsito, onde vidas estão em jogo, não dá para: “Desenrola, bate e joga de ladinho!!”

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments