No Pé do Ouvido

Saiba dos bastidores da política regional no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.484 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

DE GRAÇA – Desde quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular estão sendo distribuídos de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas. Confira a lista completa de medicamentos ofertados pelo Programa Farmácia Popular.

IGARATÁ

PRECATÓRIO – Numa audiência realizada pela Justiça do Trabalho em abril de 2019, o ex- Prefeito Celso Palau e o então advogado da Prefeitura, o Dr. Diego Levi tiveram aquela que é talvez a maior sacada beneficiando a Prefeitura de Igaratá em sua história. Este Jornal divulgou na época que o ex-Prefeito fez questão de participar pessoalmente da audiência de conciliação em que o objetivo era evitar que a Justiça expedisse um precatório que, em valores corrigidos, atualmente giraria em torno de R$7 milhões de reais.

PRECATÓRIO 2 – O valor milionário é referente a uma multa que a Prefeitura foi condenada, em 2001, em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho durante a gestão do ex- Prefeito Luiz Carlos Lourenço, a pagar por manter servidor comissionado em funções que deveriam ser desempenhadas por servidores concursados.

PRECATÓRIO 3 – O ex-Prefeito e o advogado propuseram que o valor do precatório ao invés de ser pago a um fundo gerido pelo MPT, que depois é distribuído em projetos de cunho social por todo o país, pudesse ser revertido em obras de cunho social e de interesse da população no próprio Município de Igaratá.

PRECATÓRIO 4 – Na ocasião, a sugestão foi acatada pela Promotora do Trabalho, o pagamento do precatório suspenso e tiveram início as formalidades que foram exigidas para a celebração do acordo, que foi autorizado em 2022, aí já no período da atual gestão.

PRECATÓRIO 5 – Com isso, a Prefeitura deposita o dinheiro do pagamento da multa na conta da Justiça do Trabalho, apresenta um projeto, que deve ser analisado e aprovado pelo Ministério Público do Trabalho para somente depois o dinheiro ser liberado para a Prefeitura executar o projeto e posteriormente prestar contas.

RESULTADO – Três projetos até aqui tiveram aval do Ministério Público do Trabalho para serem realizados com o valor da multa: o de implantação do Programa Jovem Aprendiz; a reforma do Ginásio Municipal; e a reforma da Escola da Boa Vista.

INDEFINIÇÃO – Às vésperas do período de convenções para o lançamento das chapas para a disputa dos cargos de prefeito, vice e vereadores, algumas situações ainda continuam indefinidas. Pela oposição está definido que o candidato a Prefeito será o atual vereador Gabriel Prianti, pelo Republicanos. O nome do vice ainda está em discussão. Gabriel contará com duas chapas completas de vereadores, uma do Republicanos e outra do PSD.

DEFINIDO – O partido da situação, o PL deve lançar à reeleição o atual Prefeito Elzo e a vice, o seu irmão Manoel, acompanhados de duas chapas completas de vereadores, uma do PL e outra do DC.

GENTE NOVA – O novato PRD alardeia que terá como candidato a Prefeito o advogado Osmar Priante e uma chapa de vereadores. Nos últimos dias circulou que o partido Agir, terá também um candidato a Prefeito, que até aqui não se sabe nem o nome de quem seja.

CRIME ELEITORAL – A temperatura dos debates políticos já está nas alturas. Na quinta-feira, num dos diversos grupos abertos de uma rede social, um espertalhão colocou uma enquete para aferir a votação numa hipotética eleição para Prefeito. Esse tipo de enquete da forma que foi apresentada como se fosse uma pesquisa eleitoral de verdade, é totalmente vedada pela legislação eleitoral.

DEU RUIM – Mas a enquete, que visivelmente era tendenciosa, com objetivo claro de criar um ambiente e depois uma narrativa de que um candidato estaria melhor que outro, ou seja, tudo que é vedado pela lei eleitoral, deu ruim. O candidato que não era o amigo e que não deveria estar na frente da sondagem, disparou, deixando o amigo a léguas de distância para trás. Bastou isto para a enquete ser tirada do ar.

PIOR AINDA – A mobilização de alguns comissionados da Prefeitura na tal enquete, como se fosse luta de vida ou morte foi um episódio constrangedor. Mas um desses comissionados em especial, perdeu a noção do ridículo: Pastor de uma Igreja local votou utilizando o perfil da Igreja, com nome e símbolo na tal enquete.

PIOR AINDA 2 – A conduta do pastor pode colocar a sua Igreja em situação delicada por uso institucional da denominação em benefício de determinado pré – candidato, podendo configurar até mesmo abuso de poder religioso. Toda Igreja é uma pessoa jurídica, proibida por lei de fazer manifestação política.

SANTA ISABEL

RODEIO – Apesar de criticarem fortemente a realização do Rodeio Fest na celebração do aniversário da cidade, vários representantes dos partidos da oposição à atual administração foram vistos se divertindo no evento. Houve até quem desfrutou de camarote cedido por aliados do Prefeito.

RODEIO 2 – Apesar do forte clima político vigente em toda a cidade, pelo menos no recinto do evento os pré-candidatos, de todos os partidos foram discretos. Limitavam a sorrir, abraçar, tapinhas nas costas e eventualmente oferecer um refrigerante, mas ninguém se lançou abertamente em campanha.

ESTACIONAMENTO – Quem lucrou bem com o rodeio deste ano, foram os responsáveis pelos estacionamentos particulares que são criados exclusivamente para essa época do ano. Os valores variavam entre 50 e 60 reais podendo aumentar dependendo da demanda. Quem não conseguia bancar podia parar na rua mesmo deixando o veículo sob a supervisão dos flanelinhas que também lucraram durante as noites.

ESTACIONAMENTO 2 – Todos esses locais e até os flanelinhas foram devidamente cadastrados pela Polícia Militar que não deu trégua durante os festejos com rondas constantes no local da festa e nas demais áreas da cidade. Mas teve local público, como no entorno do Parque Municipal, onde segundo relatos encaminhados ao WhatsApp do Jornal Ouvidor, tinha flanelinha exigindo pagamento para autorizar o estacionamento em área pública. Em entrevista nesta semana ao Ouvidor, o Capitão da Polícia Militar Anderson Pelegrine destacou ser crime tal cobrança e pediu para que qualquer denúncia seja encaminhada oficialmente a polícia.

CARTEIRADA – A Festa do Peão de Santa Isabel foi de paz, de graça e atraiu milhares de pessoas, mas teve gente que não se contentou. Segundo relatos, no sábado, primeiro dia de atração, já teve vereador querendo dar carteirada para levar os amigos e familiares para dentro do camarote. Sem ingresso para entrar todo mundo ficou do lado de fora, menos o vereador que parou de discutir com os seguranças da festa e viu que a carteirada não ia convencer.

CONFUSÃO – A festa foi sim de paz, mas não quer dizer que não houve confusão. Ao que parece, em uma rua poucos metros de distância do local do rodeio, o filho de um vereador agrediu covardemente um homem por um motivo banal. A briga foi porque tinha um carro estacionado em frente à sua casa, mas o veículo nem da vítima era. O agressor estava supostamente embriagado e não deu chances da vítima se defender. Chutes e socos acabaram por levar a vítima para a UPA que ficou internada e só saiu no dia seguinte. As imagens são fortes

CONFUSÃO 2 – O boletim de ocorrência até foi registrado na Delegacia de Polícia de Santa Isabel, mas a queixa foi retirada depois que agressor procurou a família da vítima, pediu desculpas e se comprometeu em ajudar com os medicamentos e no que mais for necessário para colocar de vez uma pedra em cima do assunto.

DESLIGADO – O ex-vereador e ultimamente vice-presidente do PL no município, Rodrigo Buterby, pediu desligamento do Partido. Pelo jeito deve estar discordando de decisões que se desenvolvem nos bastidores da política. Há quem diga que é quanto a definição de um nome para vice na chapa.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments