No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.473 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

ARUJÁ

PREMIAÇÃO – Os promotores do GAECO apontaram no processo da Operação Munditia que o vereador Gabriel dos Santos guardava cerca de R$ 80 mil em espécie sem origem declarada ou documentalmente comprovada em sua residência. O montante foi encontrado durante as buscas e apreensões realizadas no último dia 16/04. Gabriel teria alegado aos policiais que o montante teve origem em uma ‘premiação de sua atuação como golfista’.

NOVO PRESIDENTE – Em sessão extraordinária, a Câmara de Arujá empossou ontem seu novo presidente, o vereador Luiz Fernando (PSD). O parlamentar assume a presidência da Casa após afastamento do vereador Gabriel dos Santos, que embora não tivesse deixado a presidência na terça-feira, teria que fazê-lo ainda assim por decisão da justiça.

IGARATÁ

REJEITADAS – Apesar da aprovação pelo Tribunal de Constas do Estado Câmara de Igaratá rejeitou, na última sessão, as contas do ex-prefeito Celso Palau referente a 2020. É a segunda vez que a oposição vence, anteriormente já houve rejeição das contas de 2019. É a típica rejeição de natureza política e pode resultar no impedimento da candidatura de Celso Palau nas eleições de outubro.

REJEITADAS 2 – Palau garante que vai recorrer à Justiça eleitoral que pode entender que não há impedimento à sua candidatura, mas de qualquer modo defende que sua equipe já está pronta com alternativas que vão surpreender o cenário político de Igaratá. E mais, diz que haverá retaliação.

RETALIAÇÃO – A primeira já está pronta e é objeto de notícia dessa edição. Palau requereu a cassação do mandato de Fernando Coppola que foi eleito pelo mesmo partido do e, no mesmo ano de sua posse, bandeou para a situação. Coppola é acusado de fraudar licitação em 2017, quando era secretário de educação em Mauá.

DISPUTA – Caso a Câmara aceite o pedido de Palau e casse o mandato de Coppola, os atuais vereadores vão comemorar: é menos um candidato para disputar os votos do eleitorado.

CRISE – Os tempos são de crise, mas tem várias empresas fazendo bons negócios por aí. Uma loja do ramo de materiais de construção da cidade foi declarada vencedora de uma licitação com a Prefeitura de Igaratá de quase R$ 6 milhões de reais, pelo período de um ano.

VAZIO – A vaga aberta com o pedido de afastamento em decorrência de licença maternidade da vereadora Bruna Lourenço (PL) está causando o maior reboliço nos bastidores da Câmara de Igaratá. O primeiro suplente, Coquinho está impedido de assumir porque teve os seus direitos políticos suspensos após ser condenado, criminalmente em definitivo pela Justiça, no caso da compra superfaturada do toldo da Câmara.

VAZIO 2 – Com isto, no seu lugar teria que assumir o segundo suplente, Richard Siqueira. Só que nos bastidores, tanto o Prefeito Elzo, como os vereadores do PL, incluindo o presidente da Câmara, o vereador Moacir, estão fazendo de tudo para boicotar a eventual posse de Richard.

VAZIO 3 – A vereadora Bruna Lourenço apresentou um pedido inicial de licença maternidade de 120 dias e depois apresentou outro pedido solicitando a prorrogação do benefício, conforme a previsão legal em mais 60 dias. Qualquer afastamento superior a 120 dias, obriga a posse do suplente imediatamente. Com isto, Richard teria que ser empossado.

NADA DISSO – No dia seguinte, os comentários de corredores davam conta que o Prefeito Elzo havia escalado o vereador Moacir para ir até a residência de Bruna, convencê-la a renunciar ao seu direito de prorrogação da licença maternidade e manter somente o afastamento por 120 dias.

NADA DISSO 2 – Com isto, não haveria a necessidade de empossar o suplente Richard Siqueira. Aparentemente, a manobra deu certo e a vereadora Bruna teria assinado outro requerimento, desta vez renunciando ao direito de prorrogação de sua licença maternidade.

DIREITO – O direito à prorrogação do período de licença maternidade somente foi conquistado devido à luta incessante de mulheres guerreiras que batalharam por esta causa anos a fio, para conseguirem esse direito previsto em lei.

CONQUISTA – Antes tiveram que demonstram e provar que a maternidade, momento único e especial de toda mulher precisa ser protegido tanto para a prevenção e recuperação da saúde da mulher, como para que possa ter mais tempo para o recém-nascido, totalmente dependente dos cuidados e da atenção da mãe.

DECEPÇÃO – E justamente a única mulher eleita vereadora nas últimas eleições em Igaratá, representante dos interesses e escolhida para defender os direitos de todas as mulheres, simplesmente renuncia a esse direito. Vergonhoso!

PESO POLÍTICO – A bronca do Prefeito Elzo e dos vereadores de seus partidos com Richard, seria porque durante a janela partidária, ele teria saído do PL. Sem razão. Em 2020, Richard estava filiado a outro partido e optou, naquela ocasião, por migrar para o PL. A sua votação foi decisiva para a vitória do Prefeito Elzo. Sem os seus votos, Elzo que venceu com uma mixaria de votos, teria perdido as eleições.

PESO POLÍTICO 2 – E também sem a votação de Richard, o PL teria perdido uma cadeira na Câmara e o vereador Gilmar do Mercado, também não teria sido eleito, o que aliás, diga-se de passagem, seria ótima notícia. Assim, entre débito e crédito, fica nítido que Richard é muito mais credor do Prefeito Elzo e do PL de Igaratá, do que o contrário.

SANTA ISABEL

ELO FORTE – A Operação Munditia aos poucos revela muito do que tem sido amplamente divulgado pela mídia. O processo, que deveria correr em segredo de justiça, está nas mãos de muitas pessoas que estão se deliciando em ver os prints de conversas de políticos e suas fortes ligações com os integrantes da facção criminosa que fraudou licitações em Câmaras e Prefeituras, dentre elas as de Arujá e Santa Isabel.

CHEFE – Um substantivo que tem chamado a atenção e mostra a intimidade do grupo criminoso com os políticos da região é a palavra chefe. Em uma das conversas, um pré-candidato alertava Vagner Borges sobre um processo licitatório na prefeitura de Balneário e o líder da quadrilha respondeu: “Vamos ganhar essa Chefe”.

QUESTÃO DE TEMPO – Com certeza não deve demorar muito para que a operação venha a ter novos desdobramentos e outros agentes políticos, devem ser convidados a prestar seus esclarecimentos ao GAECO.

FINALMENTE – A prefeitura de Santa Isabel anunciou nesta semana que entregará oficialmente a ponte que liga as ruas Prefeito José Raymundo Lobo e Aparício Alves Gonçalves, no Bairro Monte Serrat. A entrega será na próxima terça-feira, 30, às 10h. Todos os moradores estão convidados.

TRUCO – Na próxima quarta-feira 01 de maio acontecerá na Praça da Bandeira, em Santa Isabel. O evento de Truco promovido pela secretaria Municipal de Esportes, em celebração ao Dia do Trabalhador, que premiará as duplas que melhor se destacarem na competição. Prestigie!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments