No Pé do Ouvido

edição 1.447
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.467 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

ARUJÁ

FUNDO – A coordenadora do Fundo Social de Solidariedade de Arujá. Sara Dourado, concedeu uma entrevista para o programa “De Frente com Ouvidor” na última terça-feira e mostrou que o setor que, em alguns municípios é apenas uma moldura para a primeira dama, em Arujá realiza transformações na vida das pessoas. Foi uma hora de histórias de sucesso. Está disponível no Youtube do Jornal Ouvidor.

CONCORÊNCIA – O vereador Renato Caroba (PT) deve ser o candidato a prefeito por seu partido. O nome parece ter sido pinçado para ser levado ao sacrifício. O partido não abre mão de ter candidato próprio mesmo sabendo que as chances são pequenas, há que se buscar número para conseguir pelo menos uma cadeira no legislativo.

CAPS – O prefeito Luis Camargo entrega hoje, a partir das 09hrs, o Caps (Centro de Atenção Psicosocial) do Jd. Planalto, na Rua da Bahia, 211. O espaço outra importante obra da cidade que a Prefeitura entrega a população. A lista de investimentos promete ainda mais para 2024.

IGARATÁ

DENGUE – Segundo os dados do site http?//info.dengue.mat.br/alerta/3520202/dengue, Igaratá tinha, até ontem 43 casos suspeitos de dengue, com 8 casos notificados oficialmente. É muito! A situação é alarmante e demonstra que a propagação da doença vem num crescente muito veloz.

DENGUE 2 – Não dá para esperar que a ação isolada da Prefeitura seja o suficiente para conter este novo surto da doença, mas o alerta da população para a situação gravíssima era o mínimo que se esperava, mas também não se viu. Nem mesmo informação está sendo divulgada pela administração. Como a população vai se proteger se não sabe o que acontece?

MAIS CARO – Quando se trata de contratar um serviço qualquer pessoa minimamente responsável, procura o melhor e pelo menor preço e da maneira mais fácil possível. Correto? Nem sempre, pelo menos quando o assunto é contratação de Prefeitura.
MAIS CARO 2 – A Prefeitura de Igaratá, até o ano de 2020, contratava o serviço de transporte escolar diretamente de perueiros. O serviço era dividido em diversas linhas, licitado e aquele perueiro que desse o melhor preço era contratado diretamente pela administração e executava o serviço. Simples e direto.

MAIS CARO 3– Agora, durante a gestão do Prefeito Elzo esse sistema foi totalmente modificado. Todas as linhas foram reunidas num só lote, licitadas e apenas uma empresa foi contratada para executar o serviço. Mas aí que vem o absurdo. Sabem como essa única empresa contratada executa o serviço?

MAIS CARO 4– Ela subcontrata aqueles mesmos perueiros que já trabalhavam há anos no transporte de alunos para a Prefeitura. Com isso, o serviço que os perueiros antes prestavam diretamente para a Prefeitura, agora tem um intermediário no meio do caminho e o preço da contratação logicamente subiu muito. Subiu para ficar tudo como era antes. Realmente uma proeza!

É PIOR – Os perueiros perderam a autonomia de serem diretamente contratados pela Prefeitura. Hoje não tem autonomia para definirem o preço do seu serviço, recebem o que e como a empresa quer pagar. Se achar ruim, tchau! A empresa vencedora da licitação fica de boa, ganhando para emitir a nota do serviço. E a Prefeitura paga bem mais caro. É inacreditável, mas acontece!

MEXE-MEXE – E nada como um adversário na parada para o oponente se mexer. Depois da realização de uma pesquisa pelos partidos de oposição, poucos dias depois, outra pesquisa foi realizada ao que tudo indica pelo pessoal da situação. Estão todos os lados se armando, pelo menos de informações.

SANTA ISABEL

TEMPO QUENTE – Enquanto o coordenador da Defesa Civil gravava um aviso sobre o alerta de calor nos próximos dias, um cidadão se aproximou e entre outras observações perguntou se ele se sentia um Deus, por saber antecipadamente as ocorrências meteorológicas. O modo agressivo como a manifestação foi feita foi considerada um desacato ao funcionário público, um crime previsto em lei.

TEMPO QUENTE 2 – O cidadão não foi levado à Delegacia graças ao cuidado com que o coordenador João Buosi tratou o caso. A polícia até foi chamada, mas o valente cidadão preferiu sair correndo a enfrentar a responsabilidade pelas agressões que desfechou. Buosi optou por deixar passar atribuindo a manifestação como um caso de demência provocada pelo calor que, na hora, beirava os 32 graus.

PESQUISAS – Diversos institutos de pesquisas de opinião estão submetendo os cidadãos isabelenses a questionários visando avaliar os desempenhos dos nomes expostos à possibilidades de se candidatar às próximas eleições. Em alguns questionários, de natureza qualitativa, perguntam até mesmo quem são as pessoas que os cidadãos consideram mais trabalhadoras. Nesse quesito o atual prefeito bate longe nos demais nomes.

PESQUISAS 2 – A reportagem de Ouvidor teve acesso a três relatórios, mas em decorrência de compromisso assumido, está impedido de revelar os números, mas foi possível verificar que nos três há coincidência de resultado nos três primeiros nomes, tanto na pesquisa espontânea como na sugerida, em todos os cenários. Todas as pesquisas foram domiciliares e aplicaram 400 questionários cada uma.

INUSITADO – Bastidores da política identificaram ontem um encontro inusitado na casa de D. Iolanda, mãe do pré-candidato Alencar: Um café da manhã do próprio Alencar com Clebão do Posto. A fofoca chega de modo estranho pois, a casa do Alencar, no Aralu, é bem mais discreta que a de sua mãe localizada no centro da cidade. Se a proposta era discrição, o endereço foi errado.

ENCONTRO – Hoje (16/03) o MDB promove, das 9 às 12 hrs, um encontro de lideranças na Câmara Municipal, destinado a debater o futuro de Santa Isabel. O organizador do evento, o pré-candidato a prefeito Luizão Arquiteto, promete uma carreata pela cidade ao final do encontro em que ele pretende coletar informações visando o seu futuro plano de governo.

VICES – A verdade é que todas as articulações políticas que estão sendo feitas visam encontrar um nome para colocar como vice nas diversas chapas que estão sendo configuradas. Ocorre que poucos são os candidatos a cargo majoritário que abra mão da própria candidatura para emplacar como vice. Reza a lenda que esse cargo de expectativa de direito é um cemitério político. Quem se submete a ele desaparece do cenário. Mas há controvérsias.

ENCHENTE – O solapamento das margens do córrego da avenida Brasil que destruiu parte da rua Maria Isabel tem um responsável. Na limpeza promovida pela Prefeitura se descobriu que um colchão de casal, jogado no leito do rio, não se sabe quando, entupiu a galeria provocando o aumento do volume de água que, com a chuva acabou por romper as laterais de metal que canalizava o córrego, causando o solapamento. O responsável é quem jogou o colchão.

CHOQUE – Na rua João Pessoa, defronte ao número 64, um poste está inclinando. A cada inundação no local ele tomba mais um pouco. No alto três fios de alta tensão usam espaçadores, mas devido a inclinação um deles já está bem próximo do outro. Mais uma chuva forte, um pouco mais de inclinação, a explosão será um espetáculo que vai assustar o trecho e deixa-lo às escuras.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments