No Pé do Ouvido

edição 1.447
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1422 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

EM EXTINÇÃO – Está rolando no Tribunal de Justiça uma ADIN, que vem a ser uma ação direta de inconstitucionalidade. Nesta ação, para resumir o assunto, o Ministério Público pede a extinção de todos os cargos comissionados atualmente existentes na Prefeitura de Igaratá. Isso mesmo, é para acabar tudo, não sobrar pedra sobre pedra.

NEM TANTO – Pois bem, como era de se esperar, a Prefeitura não concordou com o pedido do MP e na sua defesa disse que está tudo certo com os seus cargos comissionados. Mas, todavia, porém, entretanto, caso a decisão seja contrária, mandando extinguir tudo, aliás o que quem entende um pouco aposta que vai acontecer, pede o que se diz na gíria, um “salve”.

ESPERA PASSAR – É que na defesa apresentada, a Prefeitura diz que caso não tenha jeito e tenha mesmo que extinguir os cargos comissionados, que isso só seja obrigado a ser feito após o prazo de 18 (dezoito) meses. Dezoito meses é exatamente o prazo para se passar as próximas eleições municipais. É só mais uma tentativa de manter as aparências das coisas, que merece um óleo de peroba pela cara de pau.

SUPERLOTAÇÃO – Algumas pessoas relatam com preocupação a situação do cemitério de Igaratá. A última ampliação, inaugurada há pouco mais de três anos, está praticamente lotada. Restam pouquíssimos espaços para novas covas e não se vê movimentação alguma para que um novo local seja destinado para cemitério, já que as partes mais antigas do atual cemitério já estão cheias há anos.

SEM DESCANSO – É o tipo de situação que já foi alertada há tempos, não houve movimentação e a cada novo sepultamento que acontecesse a possibilidade de não haver mais local para os mortos é maior. É o sono dos vivos que está colocando em risco o sono eterno dos mortos.

ENERGIA – Uma igarataense de quase noventa anos, que faz questão de se manter ativa, se inscreveu para disputar a prova de 500 m, no JOMI (Jogos da Melhor Idade), realizados em Guaratinguetá. Sem dúvida, motivo de orgulho, só que para uma cidade vizinha, onde o Prefeito fez questão de recepcionar e entregar o kit com as cores da cidade. Santos da casa não fazem milagres!

NA ORELHA – O Tribunal de Contas deu um famoso puxão de orelhas no atual Prefeito Elzo de Souza. Tudo por causa da obra da creche no Jardim Rosa Helena, realizada em sua gestão anterior. O Tribunal julgou irregular o contrato para construção da obra e deu um prazo de 30 (trinta) dias, para que o Prefeito informasse sobre as providências adotadas, em relação às irregularidades apontadas, especialmente quanto à apuração de responsabilidades.

DÓI – Como não foram informados de nada sobre eventual apuração realizada pela Prefeitura, agora o Tribunal de Contas cobrou novamente o Prefeito, solicitando ser informado novamente em 30 dias do resultado da apuração.

BICHO VAI PEGAR – E junto enviou o alerta ao Prefeito, que o não atendimento às providências devidas, bem como a falta de informação ao Tribunal no prazo estipulado, sem causa justificada, poderá ensejar a remessa dos autos ao Ministério Público Estadual. Traduzindo: o bicho pegou!

SANTA ISABEL

DESCALÇASanta Isabel está ficando uma cidade descalça. Na avenida República a Sabesp iniciou as obras de transferência da adutora da pista de asfalto para a calçada, nada mais justo afinal, quando o cano se romper não haverá necessidade de impedir o tráfego de veículos. Com relação aos pedestres..! Isso é um detalhe irrelevante. O isabelense já não tem calçadas mesmo!

DESCALÇA 2 – Em alguns locais são as árvores, orelhões e postes que empurram o pedestre para a rua. Andar em cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê, em determinados locais, é impossível. Isso sem falar no material de construção colocado na calçada ou mesmo lixo e entulho esperando a remoção.

DESCALÇA 3 – A adutora nas calçadas tem uma justificativa interessante. O transito de veículos pesados não vai afetar a canalização uma vez que os pedestres são, certamente mais leves. Mas, sem dúvida nenhuma toda e qualquer operação na rede vai obrigar o cidadão a pisar no asfalto.

VAI VOLTAR? – O que muitos isabelenses estão se perguntando é se a calçada da avenida da República, atualmente pavimentada com mosaicos portugueses, vai retornar ou se o buraco vai simplesmente ser coberto com concreto como já foi feito em outros pontos da cidade, desfigurando um dos poucos elementos decorativos da avenida.

ASFALTO – Por se falar nisso já apareceu o primeiro buraco no asfalto novo da avenida República. Está na confluência da avenida com a rua Conselheiro Rodrigues Alves onde ontem um caminhão afundou com uma de suas rodas dianteiras. O que não se sabe se o referido é consequência do solo borrachudo somado ao serviço mal feito ou se aos caminhões com excesso de carga que por ali transitam.

VIGILÂNCIA – Durante toda a tarde duas viaturas do Departamento de Transito ficaram estacionadas no entorno do caminhão enquanto oito fiscais conversavam e assistiam a curiosidade dos transeuntes. Teriam feito melhor ser dedicassem a organizar o tráfego que, em nada foi abalado com o afundamento do veículo.

CARGA PESADA – A Câmara de Santa Isabel voltou a debater na última sessão, o eterno assunto referente à antiga estrada de Guararema, absorvida pela Pedreira Santa Isabel. Em cada legislatura nos últimos 20 anos, sempre um ou outro vereador coloca o tema em pauta apesar do assunto já estar plenamente pacificado pelo tempo e pela Justiça. O que parece é que há algum tesouro enterrado nesse pequeno trecho de estrada de pouco mais de três quilômetros. Desenterra-lo é uma esperança!

PRESIDÊNCIA – As articulações para a escolha do presidente da Câmara no próximo ano já começaram. Estão no páreo os vereadores Cannor; Van do Negavam e Marquinhos Pelicam. O atual presidente, Luizão Arquiteto, parece colocar as suas fichas em Van. É um investimento para garantir o apoio quando chegar a hora da eleição para Prefeito.

ALIANÇAS – O supersecretário Felipe Nabil foi visto em conversas de pé de ouvido com o Kadu, ex-candidato a prefeito de Santa Isabel e ex-secretário de serviços municipais. A suspeita é que já se esteja articulando uma reviravolta nos partidos de oposição ao atual prefeito. Tudo isso de olho nas eleições de 2024.

ALIANÇAS 2 – Outra conversa de pé de ouvido empreendida pelo supersecretário foi com a Patrícia Simão, herdeira do império político do maior líder que já passou pela cidade. Segundo fontes ligadas ao governo ela encabeça uma lista de personalidades que vão engrossar as fileiras nas próximas eleições.

ALIANÇAS 3 – Depois da nomeação do Capitão Martins para a secretaria de segurança e transito, diversos opositores históricos do atual governo começaram a ciscar na porta da Prefeitura. Certamente buscam um jeito de entrar no mesmo quintal.

PESQUISA – Três pesquisas foram feitas na cidade. Com pequenas diferenças entre si em razão de universos diversos, elas apontam na mesma direção. Aparentemente um dos candidatos que surge com esperança terá problemas administrativos para entrar na corrida. É esperar para ver!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments