Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.408 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
MAIS CEDO – O ano mal começou e algumas polêmicas já se instalaram nos corredores da Câmara de Igaratá. A começar por um projeto liderado pelo atual presidente Fernando Copolla que quer mudar o horário de início de realização das sessões, que desde sempre acontecem à partir das 19 horas para às 16 horas.
É MELHOR? – De cara, o projeto já rachou os vereadores. Quem é contra, diz que o horário das 16 horas coincide com o horário de trabalho da maioria da população e que se hoje a participação popular nas sessões de Câmara já é ínfima, com a alteração de horário vai passar a ser nula, porque ninguém vai deixar os seus afazeres em horário comercial para assistir as sessões.
OU PIOR? – Já quem defende a alteração de horário das sessões diz que hoje a participação popular se dá muito mais pelos meios digitais do que presencialmente e que quem critica a proposta, na verdade está defendendo a sua situação particular, já que tem outras atividades durante o dia e a vereança não é a atividade principal, estando muito mais para um “bico”, que só pode ser feito à noite e não de dia.
VIROU LEI! – O projeto foi aprovado, tendo o voto contrário somente dos três vereadores de oposição e virou lei. Este é o tipo de situação que só cabe uma pergunta, será que não havia nada mais importante para os nossos vereadores se preocuparem? E para que mexer no que estava quieto? Esperamos respostas.
BOM PRA QUEM? Outro projeto apresentado pelo Prefeito, alterava o plano diretor do Município para favorecer apenas um único lote no Águas de Igaratá. E pior, mudava o zoneamento do tal lote passando de zona de interesse ambiental para zona de ocupação turística. A proposta é aquele tipo de coisa tão absurda, que não dá para acreditar que alguém teve a cara de pau de propor.
OS OUTROS OH! – É o tipo de coisa encomendada, que serve só para um, sabe se lá por quê, mas os demais lotes vizinhos, que são muitos, todos na mesma localização e com as mesmas características, ficam do mesmo jeito.
QUEM EXPLICA O INEXPLICÁVEL – O motivo real da proposta de alteração, ainda precisa quem fez o projeto explicar, mas o efeito da alteração dá para perceber de imediato. Sem a classificação na zona ambiental, o tal lote pode ser aproveitado de muitas maneiras, inclusive comercialmente, mudando significativamente de valor. E a preservação ambiental, bom, deixa para lá…
VALEU RECLAMAR – Os vereadores de oposição Silvio, Albert e Gabriel estrilaram com o projeto, a assessoria jurídica da Câmara bateu contra e o Prefeito, por ora, solicitou a retirada do tal projeto.
FRANGO PARA TODOS – Nos primeiros dias do ano, um acidente envolvendo um caminhão com uma carga de frangos resfriados, provocou uma situação no mínimo vexatória para alguns servidores da Prefeitura.
NEM TANTO – A carga que se espalhou pela Rodovia D. Pedro I, teve parte dela recolhida por um veículo e alguns servidores da Prefeitura. O que se diz é que a recolha teria sido solicitada pela vigilância sanitária e os produtos seriam posteriormente inutilizados.
TUDO DE VOLTA – Quem viu, disse que na verdade o que foi recolhido era a parte boa da carga de frangos resfriados. A bagaceira, ninguém retirou do local. Mas ao chegar ao local para lavrar a ocorrência, a Polícia Rodoviária determinou o imediato retorno do veículo oficial com toda a carga retirada para o local do acidente.
MANDA A RECEITA – E ainda tomaram uma canseira de horas para poder deixar o lugar, sem levar carga nenhuma para inutilizar. Só essa inutilização é que não ficou muito bem explicada como seria realizada (assada, frita, ao molho, enterrada, jogada ao lixo, etc).
ENTULHO – No final do ano passado a Prefeitura divulgou a exaustão que não recolheria mais entulho das vias públicas do Município e que quem depositasse os resíduos nas calçadas e terrenos iria ser multado. Avisou e reavisou.
ATÉ PARECIA – E realmente, quem pedia o serviço para o pessoal da limpeza pública levava um sonoro não de resposta. Agora, quem tem entulho para retirar, tem que alugar uma caçamba e pagar pelo serviço particular, que varia de R$ 300,00 a R$ 400,00. Se deixar na rua, corre o risco de levar multa!
SÓ PARECIA – Só que nesta semana descobriu-se o seguinte. A Prefeitura não retira mais o entulho gratuitamente da casa dos cidadãos, mas foi retirar o entulho acumulado no pátio de uma empresa particular que aluga as caçambas de entulho para os cidadãos. É simplesmente inacreditável!
E AGORA? – Deixou de recolher gratuitamente o entulho para a população, mas recolheu para a empresa que cobra da população para retirar o entulho. Eita!!! A desculpa é que era para jogar o entulho em estradas rurais. Detalhe, o entulho recolhido gratuitamente das casas sempre foi jogado nas estradas rurais. Não tem novidade nisto.
CAMARA – O ano novo trouxe nova composição para a mesa administrativa de Igaratá. Na presidência, Fernando Copolla (PSDB); vice, Bruna Lourenço (PL); 1O, Juliano Leite (PL); 2º secretário, Gilliard Jeguinho (Avante).
CARNAVAL – Embora Igaratá já tenha anunciado que vai organizar o carnaval desse ano, a programação só deverá ser divulgada nessa semana. Por enquanto nem mesmo o valor do investimento que será feito foi comunicado. O que se sabe é que se pretende inaugurar a “Praça da Alimentação” que está sendo implantada no espaço da antiga creche, ao lado da rodoviária.
AUMENTO – O prefeito Elzo de Souza informou aos vereadores que esse ano vai corrigir o salário dos servidor acima do índice da inflação, mas não disse em quanto. Esperar para ver.
SANTA ISABEL
CÂMARA – Em Santa Isabel o rodízio na mesa administrativa manteve Luizão Arquiteto na presidência por mais um ano. Com ele avançam 1º vice-presidente: Neurisvan Lúcio de Azevedo –(PDT) 2º vice-presidente: Edson Roberto Almeida Fontes – PRTB 1º secretário: Osvaldo Pimenta de Almeida Júnior – PV; 2º secretário: Marcos Felipe de Oliveira Barbosa – (UNIÃO).
CASAMENTO – Tomando café em clima de confidência, a ex-prefeita Fábia Porto e o pré-candidato a prefeito, Clebão do Posto. Desse encontro pode sair um casamento político capaz de sacudir as intenções dos eleitores. É esperar para ver se o café vai cair bem no território das próximas eleições.
FLAGRANTE – Um conhecido ex-vereador isabelense virou personagem de um vídeo. Ele foi flagrado furtando de um jardim particular em um elegante condomínio do município, um pinheiro que, dias antes a proprietária havia comprado e plantado com a intenção de fazer uma bela árvore de natal em sua casa.
CONFLITO – O Super secretário Felipe Nabil teve de intervir e conseguiu abaixar o tom das conversas entre alguns vereadores e a secretária da saúde, Helena Inácio. O clima esquentou muito no final do ano passado e início desse. Por pouco não rolou uma incômoda briguinha.
DANÇA DAS CADEIRAS – Em uma reunião com o seu secretariado o prefeito Carlos Chinchilla manifestou o seu descontentamento com alguns de seus principais assessores. Tudo indica que em breve haverá novidades no primeiro e segundo escalão do governo. No encontro, o Prefeito disse que quem não se enquadrar o melhor é pedir para sair.
QUEM NÃO É VISTO – Acontece que após um boom de divulgações, as redes sociais da Prefeitura de Santa Isabel tiveram pouca movimentação nos últimos dias. Ou a Prefeitura não está promovendo ou não está divulgando as suas ações. Quem não é visto, não é lembrado!
OBRAS – Na próxima segunda-feira a Prefeitura de Santa Isabel iniciará as obras de recapeamento e pavimentação na Avenida da República; na Rua Eduardo Saes Nunes e na Estrada Professor Doutor José Sylvio Cimino. As obras na Avenida da República serão divididas em duas etapas: A primeira ocorrerá entre os dias 16 e 29 de janeiro, com obstrução parcial na altura dos números 530 até 422.
ONIBUS – Os estudantes interessados em obter o benefício do transporte oferecido pela Prefeitura para faculdades e escolas técnicas em outros municípios, devem se cadastrar na Associação dos Estudantes (AETUSI) na rua 9 de julho, 17 e depois se inscrever no site da Prefeitura (https://santaisabel.sp.gov.br.) e aguardar a confirmação da inscrição O prazo termina no dia 10/02.