No Pé do Ouvido

por Redação

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.400 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

Destaques da semana

IGARATÁ

ELEIÇÕES – Encerradas as eleições em segundo turno, os resultados não trouxeram muita novidade. Como já era esperado tanto o candidato a governador Tarcísio de Freitas, como o candidato a presidente Jair Bolsonaro, tiveram em Igaratá, algo em torno de 60% dos votos, percentual que se repetiu em praticamente toda a região.

ELEIÇÕES 2 – É até fácil entender essa expressiva votação dos candidatos, porque até mesmo os políticos locais, adversários históricos, estavam desta vez todos do mesmo lado. Considerando tudo isto, até que os candidatos adversários, ambos do PT superaram qualquer expectativa de votação. Resultado direto das campanhas de tv e redes sociais, que furam qualquer bolha.

ELEIÇÕES 3 – A acirrada disputa pela presidência da República, na qual em cada rodada de apuração os resultados dos dois candidatos iam se aproximando, acabou também exercendo grande influência no comportamento da população de Igaratá.

BLOQUEIO – Se na greve dos caminhoneiros há pouco mais de quatro anos, o papel da população se restringiu a dar apoio ao grevista, agora muitos quiseram mesmo o protagonismo nas manifestações contra a eleição do ex-presidente Lula.

BLOQUEIO 2 – Na segunda-feira dia 31, a Rodovia D. Pedro I teve o fluxo de veículos bloqueada na altura do Posto Chaparral. Além dos caminhoneiros, diversos munícipes participaram efetivamente das ações, consideradas ilegais e antidemocráticas pela Justiça.

BLOQUEIO 3 – Com camisas amarelas da seleção e bandeiras do Brasil, os simpatizantes do derrotado Jair Bolsonaro, causaram no local. Um veículo que tentou furar o bloqueio foi vítima de vandalismo, levando bandeiradas no para-brisa.

BANDEIRADA – Depois do vídeo da bandeirada no veículo circular pelas redes sociais do Ouvidor, alguns manifestantes para a defesa do ato, provavelmente por não ter nenhum argumento no mínimo razoável para a barbárie, alegavam que a imagem havia sido editada pelo jornal. É, mas não foi não, e exatamente por isso chocou pela violência gratuita do ato, totalmente desnecessária e estúpida.

VOLTA PARA CASA – Os bloqueios na D. Pedro não duraram muito, embora tenham causado prejuízos e contratempos para muita gente, algo que não se tem parâmetro para dimensionar. Na segunda-feira à noite a via já estava totalmente desobstruída pela PM e não houve notícia de nenhum outro incidente. Os manifestantes voltaram para a casa e o resultado das eleições continuou o mesmo. Quem ganhou, ganhou, quem perdeu, perdeu e vida que segue.

DIVIDIDO – Nas redes sociais, vários participantes dos bloqueios na Rodovia D. Pedro I celebravam o ato como demonstração de patriotismo, sem deixar de serem criticados por muitos outros, que acharam que tudo não passou de fanatismo. Tudo isso é apenas um pequeno exemplo do resultado de um país inteiro que sai dividido das urnas.

PRESIDENTE – Os vereadores de Igaratá elegeram Fernando Coppola para ser o Presidente da Câmara Municipal para o exercício de 2023. Eleito pelo PSDB, hoje na oposição, Coppola se alinhou com a atual gestão municipal.

ABANDONO – Aliás, o PSDB de Igaratá segue o destino do partido nas esferas estadual e federal, com a comunicação de saída da sigla de seus principais líderes, que estão migrando para outra legenda. É o abandono em massa do ninho tucano.

SANTA ISABEL

ABANDONO – Aos poucos os vereadores que no início do mandato eram aliados do Prefeito Carlos Chinchilla estão se afastando. Essa semana os principais deles usaram a Tribuna para fazer criticas e condenar os assessores da Prefeitura. Até o silencioso Edson Oh Glória observou que isso é sinal de que a situação está muito ruim.

ABANDONO 2 – Entre observações de que as licitações estão atrasadas e os pedidos dos vereadores não sendo atendidos, os Edis fizeram coro com críticas a atual administração, para o regozijo do ex-vereador Alencar que, no meio do público, acompanhava a sessão. O ápice da alegria do Alencar foi quando o vereador Cannor, da Tribuna, chamou o secretário Felipe Nabil de “Prefeito” e de “estrangeiro”.

AMIGO – A presença do Alencar na Câmara não foi para entusiasmar os vereadores desejosos de abraçar a oposição. Ele foi para acompanhar o projeto de Lei que dá a denominação ao prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que passará a se chamar “Vereador Jamir Varallo de Figueiredo”. Os dois eram grandes amigos.

HOMENAGEM – O projeto de denominação em homenagem ao Vereador falecido em 1 de novembro de 2021 foi de autoria dos vereadores Bruna do Pati, Zé da Mula e Zico Eletricista.

HOMENAGEM 2 – Os três vereadores foram também autores do projeto de lei que dá a denominação de “Dr. Orlando Tavares Pinheiro” ao prédio da Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim das Acácias. É uma justa homenagem ao médico que doou a vida na frente de atenção às vítimas do Covid-19, doença que o levou em 27 de julho de 2020.

ELEIÇÃO – No dia 13 de dezembro a Câmara de Santa Isabel vai eleger o presidente para o exercício de 2023. Na disputa pelo cargo atualmente só tem um vereador: o Luizão Arquiteto que dirigiu a casa nos últimos dois anos. Ele jura que não quer, mas aparentemente ninguém levanta a mão se candidatando. – Se não aparecer ninguém, não tem solução, vou continuar!, garante.

ELEIÇÃO 2 – Luizão justifica a dificuldade de seus pares em conseguir votos em razão das demonstrações de interesses antagônicos à função do legislativo. Luizão diz que os nomes que surgem, vem recheados de planos de vingança e outros sentimentos que, ao invés de agregar, dividem ainda mais os interesses da Casa.

DENÚNCIA – Chegou à Câmara isabelense a denúncia contra o secretário Rubens Barbosa. O Presidente já anunciou que depois das análises e pareceres das comissões parlamentares, vai encaminhar para o Executivo as sugestões emanadas do trabalho dos vereadores: “Pode ser um elogio ou uma sugestão para a sua exoneração. Quem viver verá!”.

NOVO GRUPO – Luizão Arquiteto está à frente de um grupo que pretende crescer politicamente no município. Ele não revela qual o propósito, mas garante que o projeto é transformar não só a forma de fazer política em Santa Isabel, mas também o próprio município. Essa semana a sua bancada encaminhou ao deputado André do Prado um pedido de audiência para apresentar algumas sugestões e indicadores.

DEMOCRACIA – Foi estranha a participação de um vereador de Santa Isabel nas manifestações antidemocráticas que se seguiram ao resultado das eleições. Marcos Cannor inclusive declarou em suas redes sociais o seu direito de se manifestar como cidadão. O que se estranha é a falta de coerência entre o que seu papel como vereador eleito e o cidadão que não aceita o resultado das urnas.

DESABAFA – Na rede social do Jornal Ouvidor abrimos uma caixa de perguntas em que a população pode decidir qual o melhor Pé de Ouvido desta semana. Entre pedidos e reclamações temos:

DESABAFA 2 – (1) Precisamos de manutenção na Estrada do Monte Negro. (2) Reforma do Monte Serrat. (3) Fiscalização do trânsito em torno da creche da Vila Guilherme. (4) Retorno dos horários de ônibus de antes da pandemia. (5) Instalação da rede de proteção da quadra do CDHU.

DESABAFA 3 – Um dos internautas disse que o cartunista Maurício de Sousa cobrou um cachê de R$200 mil para visitar Santa Isabel no seu aniversário. Questionada sobre a veracidade desse fato, a Prefeitura de Santa Isabel esclarece que nenhuma taxa foi cobrada e a visita foi uma cordialidade do artista para com a cidade.

DESABAFA 4 – As mães de crianças com necessidades especiais reclamaram que continuam com dificuldade no atendimento do transporte de seus filhos para a escola e para tratamento fora da cidade. “O pior é o setor de transporte sanitário que avisa sempre de última hora, dificultando o planejamento e a continuidade dos tratamentos em saúde”, revelam.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments