Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Os destaques político da sua região, que não rendem matérias, mas que podem atrair boas notinhas. No Pé do Ouvido, a coluna mais lida do Ouvidor nestes 32 anos. Com destaque para a realização de Rodeio nos próximos meses em uma cidade da região.

Igaratá

ILUMINAÇÃO – A Prefeitura de Igaratá está pagando R$312 mil reais para uma empresa de engenharia realizar a manutenção de todo o parque de iluminação pública do Município, em 90 dias. Quem está no escuro, a hora de reclamar é agora. A conta da arrumação já está paga e bem paga.

ILUMINAÇÃO 2 – É a hora de apontar os locais que estão no escuro apesar a existência de luminárias. Um exemplo é o trecho final da rodovia Joaquim Simão, entre o acesso ao bairro do Mirante e o viaduto sobre a D. Pedro I. São nove luminárias apagadas em um trecho que é transitado por muitos pedestres.

MAIS RECURSOS – O Governo do Estado enviou para Igaratá mais R$250.000,00 a serem investidos na Saúde, de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Edmir Chedid. Mais uma vez, foram portadores destas boas notícias, os vereadores Silvio Jorge, Gabriel Prianti e Albert Ursão. Mais uma para a conta dos três que emplacam uma atrás da outra.

QUEM QUER BUSCA – A emenda do deputado Edmir Chedid, também tem a solicitação dos cidadãos Jamil do Águas e Valdemar Barbosa. Exemplo de que mesmo sem mandato, quem tem compromisso com a população, faz acontecer. Basta vontade e bons contatos políticos.

RODEIO – Está sendo anunciado a exaustão pela cidade a realização de um rodeio na Boa Vista. Aliás, o segundo. A questão a saber é se o tal evento é autorizado, oficial e segue todas as exigências legais para ser realizado. Rodeio legal tem que ter autorização do Juízo da Infância, da Vigilância Sanitária, da Polícia Ambiental, da PM, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura.

RODEIO 2 – Se for legal, seguindo todas as regras, não só deve ser autorizado, como incentivado. O rodeio é uma paixão regional, movimenta a economia local e proporciona diversão e lazer a população.

RODEIO 3 – Se for clandestino coloca em risco a integridade de peões, bois e desavisados que vão ao local achando que está tudo certo. Além de que é o mesmo que simplesmente não tomar conhecimento das autoridades, principalmente os da Prefeitura local, a quem cabe a principal fiscalização sobre este tipo de evento. E autoridade que ninguém respeita é tudo menos autoridade!

DEMOLIDO – Nos últimos dias o prédio da antiga creche ao lado da Rodoviária, no centro da cidade foi demolido. A informação oficial é de que no local será instalada uma praça de eventos, totalmente aberta. O recurso para a construção da praça será enviado pelo Governo do Estado através do programa de incentivo aos Municípios de Interesse Turístico (MIT).

HISTÓRIA – O prédio demolido tem um simbolismo e significado muito grande para toda a comunidade. Foi uma das primeiras construções da nova sede do Município, edificada para abrigar o antigo Ginásio Escolar. Funcionou como a única unidade escolar da cidade até o ano de 1.982, quando foi inaugurado o prédio da Escola do Coronel.

HISTÓRIA 2 – Após, foi adaptado para receber a creche e a educação infantil de Igaratá, servindo a esta finalidade até 2.016. Em 2.017, foi novamente adaptado para receber as instalações da Unidade Mista de Saúde, e depois abrigou o Conselho Tutelar, Fundo Social, Secretaria de Ação Social entre outros. Nisto, lá se foram mais de 50 anos de utilização em prol da população naquela edificação.

PATRIMÔNIO – A crítica que se faz com a demolição é que ninguém discutiu o assunto com o principal interessado, o dono do prédio, a população. Mas, agora é tarde. O prédio já não existe mais. Houve quem apontasse a construção como um patrimônio a ser tombado como “Histórico”, defendendo a instalação ali de um centro cultural.

TOMBAMENTO – Mas tombamento como patrimônio histórico requer algumas características que o prédio não tem. Valeu o tombamento literal, foi todo colocado no chão. A torcida fica para que o espaço a ser construído tenha realmente alguma utilidade e seja um avanço. É esperar para ver no que irá se transformar. A linha que separa um caso do outro, é bem estreita.

PAU BRASIL – No terreno da antiga creche tem ainda uma bela árvore de pau-brasil. Nos dias da demolição do prédio, fizeram uma poda em alguns de seus galhos. Não faltaram fotografias e denúncias de que a árvore, símbolo nacional, protegida por lei, poderia ser cortada. Mas, por enquanto a árvore segue bela e frondosa no local, sob os olhares atentos de seus protetores. O corte de árvore de pau-brasil, via de regra, salvo as exceções, é crime ambiental.

Mais Pés do Ouvido

SANTA ISABEL

FAKE – Essa semana circulou nas redes sociais uma FALSA “edição especial” do jornal Ouvidor. O leitor atento, logo percebeu a diferença na diagramação do panfleto que tinha por objetivo apenas atacar a administração municipal e confundir a população com relação ao jornalismo praticado pelo Jornal Ouvidor.

FAKE 2 – Minutos após o lançamento da publicação clandestina, o editor do Ouvidor, jornalista Roberto Drumond, gravou um vídeo negando a autenticidade da mesma e garantiu que o uso da marca do Jornal constituiu um reconhecimento da qualidade e credibilidade alcançada pelo Ouvidor.

ENTREVISTA – Na quarta-feira, enquanto se lançava nas redes sociais o jornal fake, Roberto Drumond concedia uma entrevista ao jornalista Leandro Silva, em seu programa “De olho em Santa Isabel”. Questionado sobre as razões pelas quais o jornal tem poucas críticas à administração, Roberto respondeu que os elogios constroem mais do que as críticas, além de gerar mais compromissos.

ENTREVISTA 2 – Durante mais de 1h30 minutos, Roberto Drumond contou a história do Ouvidor, o seu posicionamento na política e a sua estratégia na condução da empresa. Caso você queira saber um pouco mais a respeito dessa entrevista, ela está disponível no Youtube, no canal estúdio Takarela.

PARTO – O próprio prefeito Carlos Chinchilla definiu: foi um parto normal, sem anestesia! Ele se referia à data prevista para a licitação das obras do Mirante do Monte Serrat marcada para o dia 4 de agosto. A data sinaliza que a verba para a obra está no cofre de onde só sairá depois de passado o período de pós-parto, com sucesso!

MEMÓRIA – A comunicação da prefeitura de Santa Isabel suspendeu o atendimento da imprensa mais cedo só para cobrir a Festa da cidade. Durante todos os dias de programação, nenhuma nota foi enviada, sequer para reforçar a programação, ou orientar o público para as mudanças do trânsito, notoriamente afetados pelo desfile de cavalos e a marcha para Jesus. Nada.

MEMÓRIA 2 – Somente na quarta-feira, 13/07, enviaram um balanço das festividades incluindo nas comemorações de aniversário um projeto da própria comunicação intitulado: “Santa Isabel 190 anos #Memórias”.

MEMÓRIA 3 – De acordo com o diretor de comunicação, a assessoria de imprensa destinou duas jornalistas e um design para a montagem de uma série de vídeos curtos sobre a cidade. Além disso, pagou diárias em que “o valor gira entre 600/700 reais, com operador e assistente incluindo material próprio deles: Câmera, microfone, iluminador, drone etc.”

MEMÓRIA 4 – O material ficou bonito, ninguém pode tirar o mérito, o problema é que a prefeitura já tem uma equipe e local especificamente custeado com recursos públicos para cuidar das memórias: O Centro de Memória Francisco Sanches Baptista – Chico Fotógrafo, onde inclusive já existem entrevistas e vídeos gravados. Portanto, para o #projeto, bastava a comunicação dialogar com quem já atua na área há anos.

BOULOS – Amanhã, domingo, 17/07, o coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e pré-candidato a deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), estará em Santa Isabel para inaugurar o grupo de ação Lula+Boulos. O evento acontece às 10h na Casa da Tia Margarida, sede do grupo, que fica na Avenida República, 282 (ao lado da padaria Ismael), no centro.

BOULOS 2 – Graças ao mutirão de vacinação da secretaria de Saúde, a ser realizado na Praça Fernando Lopes, no mesmo horário, o encontro com Boulos promete público ainda maior, pois certamente os curiosos serão convidados a participar do encontro. Veremos! “A inauguração desse grupo de ação em Santa Isabel mostra o crescimento da resistência ao bolsonarismo na região”, diz Boulos, que também é coordenador da pré-campanha presidencial de Lula.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments