No Pé do Ouvido

por Redação

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Os destaques político da sua região, que não rendem matérias, mas que podem atrair boas notinhas. No Pé do Ouvido, a coluna mais lida do Ouvidor nestes 32 anos. Com destaque para a realização de Rodeio nos próximos meses em uma cidade da região.

Igaratá

ILUMINAÇÃO – A Prefeitura de Igaratá está pagando R$312 mil reais para uma empresa de engenharia realizar a manutenção de todo o parque de iluminação pública do Município, em 90 dias. Quem está no escuro, a hora de reclamar é agora. A conta da arrumação já está paga e bem paga.

ILUMINAÇÃO 2 – É a hora de apontar os locais que estão no escuro apesar a existência de luminárias. Um exemplo é o trecho final da rodovia Joaquim Simão, entre o acesso ao bairro do Mirante e o viaduto sobre a D. Pedro I. São nove luminárias apagadas em um trecho que é transitado por muitos pedestres.

MAIS RECURSOS – O Governo do Estado enviou para Igaratá mais R$250.000,00 a serem investidos na Saúde, de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Edmir Chedid. Mais uma vez, foram portadores destas boas notícias, os vereadores Silvio Jorge, Gabriel Prianti e Albert Ursão. Mais uma para a conta dos três que emplacam uma atrás da outra.

QUEM QUER BUSCA – A emenda do deputado Edmir Chedid, também tem a solicitação dos cidadãos Jamil do Águas e Valdemar Barbosa. Exemplo de que mesmo sem mandato, quem tem compromisso com a população, faz acontecer. Basta vontade e bons contatos políticos.

RODEIO – Está sendo anunciado a exaustão pela cidade a realização de um rodeio na Boa Vista. Aliás, o segundo. A questão a saber é se o tal evento é autorizado, oficial e segue todas as exigências legais para ser realizado. Rodeio legal tem que ter autorização do Juízo da Infância, da Vigilância Sanitária, da Polícia Ambiental, da PM, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura.

RODEIO 2 – Se for legal, seguindo todas as regras, não só deve ser autorizado, como incentivado. O rodeio é uma paixão regional, movimenta a economia local e proporciona diversão e lazer a população.

RODEIO 3 – Se for clandestino coloca em risco a integridade de peões, bois e desavisados que vão ao local achando que está tudo certo. Além de que é o mesmo que simplesmente não tomar conhecimento das autoridades, principalmente os da Prefeitura local, a quem cabe a principal fiscalização sobre este tipo de evento. E autoridade que ninguém respeita é tudo menos autoridade!

DEMOLIDO – Nos últimos dias o prédio da antiga creche ao lado da Rodoviária, no centro da cidade foi demolido. A informação oficial é de que no local será instalada uma praça de eventos, totalmente aberta. O recurso para a construção da praça será enviado pelo Governo do Estado através do programa de incentivo aos Municípios de Interesse Turístico (MIT).

HISTÓRIA – O prédio demolido tem um simbolismo e significado muito grande para toda a comunidade. Foi uma das primeiras construções da nova sede do Município, edificada para abrigar o antigo Ginásio Escolar. Funcionou como a única unidade escolar da cidade até o ano de 1.982, quando foi inaugurado o prédio da Escola do Coronel.

HISTÓRIA 2 – Após, foi adaptado para receber a creche e a educação infantil de Igaratá, servindo a esta finalidade até 2.016. Em 2.017, foi novamente adaptado para receber as instalações da Unidade Mista de Saúde, e depois abrigou o Conselho Tutelar, Fundo Social, Secretaria de Ação Social entre outros. Nisto, lá se foram mais de 50 anos de utilização em prol da população naquela edificação.

PATRIMÔNIO – A crítica que se faz com a demolição é que ninguém discutiu o assunto com o principal interessado, o dono do prédio, a população. Mas, agora é tarde. O prédio já não existe mais. Houve quem apontasse a construção como um patrimônio a ser tombado como “Histórico”, defendendo a instalação ali de um centro cultural.

TOMBAMENTO – Mas tombamento como patrimônio histórico requer algumas características que o prédio não tem. Valeu o tombamento literal, foi todo colocado no chão. A torcida fica para que o espaço a ser construído tenha realmente alguma utilidade e seja um avanço. É esperar para ver no que irá se transformar. A linha que separa um caso do outro, é bem estreita.

PAU BRASIL – No terreno da antiga creche tem ainda uma bela árvore de pau-brasil. Nos dias da demolição do prédio, fizeram uma poda em alguns de seus galhos. Não faltaram fotografias e denúncias de que a árvore, símbolo nacional, protegida por lei, poderia ser cortada. Mas, por enquanto a árvore segue bela e frondosa no local, sob os olhares atentos de seus protetores. O corte de árvore de pau-brasil, via de regra, salvo as exceções, é crime ambiental.

Mais Pés do Ouvido

SANTA ISABEL

FAKE – Essa semana circulou nas redes sociais uma FALSA “edição especial” do jornal Ouvidor. O leitor atento, logo percebeu a diferença na diagramação do panfleto que tinha por objetivo apenas atacar a administração municipal e confundir a população com relação ao jornalismo praticado pelo Jornal Ouvidor.

FAKE 2 – Minutos após o lançamento da publicação clandestina, o editor do Ouvidor, jornalista Roberto Drumond, gravou um vídeo negando a autenticidade da mesma e garantiu que o uso da marca do Jornal constituiu um reconhecimento da qualidade e credibilidade alcançada pelo Ouvidor.

ENTREVISTA – Na quarta-feira, enquanto se lançava nas redes sociais o jornal fake, Roberto Drumond concedia uma entrevista ao jornalista Leandro Silva, em seu programa “De olho em Santa Isabel”. Questionado sobre as razões pelas quais o jornal tem poucas críticas à administração, Roberto respondeu que os elogios constroem mais do que as críticas, além de gerar mais compromissos.

ENTREVISTA 2 – Durante mais de 1h30 minutos, Roberto Drumond contou a história do Ouvidor, o seu posicionamento na política e a sua estratégia na condução da empresa. Caso você queira saber um pouco mais a respeito dessa entrevista, ela está disponível no Youtube, no canal estúdio Takarela.

PARTO – O próprio prefeito Carlos Chinchilla definiu: foi um parto normal, sem anestesia! Ele se referia à data prevista para a licitação das obras do Mirante do Monte Serrat marcada para o dia 4 de agosto. A data sinaliza que a verba para a obra está no cofre de onde só sairá depois de passado o período de pós-parto, com sucesso!

MEMÓRIA – A comunicação da prefeitura de Santa Isabel suspendeu o atendimento da imprensa mais cedo só para cobrir a Festa da cidade. Durante todos os dias de programação, nenhuma nota foi enviada, sequer para reforçar a programação, ou orientar o público para as mudanças do trânsito, notoriamente afetados pelo desfile de cavalos e a marcha para Jesus. Nada.

MEMÓRIA 2 – Somente na quarta-feira, 13/07, enviaram um balanço das festividades incluindo nas comemorações de aniversário um projeto da própria comunicação intitulado: “Santa Isabel 190 anos #Memórias”.

MEMÓRIA 3 – De acordo com o diretor de comunicação, a assessoria de imprensa destinou duas jornalistas e um design para a montagem de uma série de vídeos curtos sobre a cidade. Além disso, pagou diárias em que “o valor gira entre 600/700 reais, com operador e assistente incluindo material próprio deles: Câmera, microfone, iluminador, drone etc.”

MEMÓRIA 4 – O material ficou bonito, ninguém pode tirar o mérito, o problema é que a prefeitura já tem uma equipe e local especificamente custeado com recursos públicos para cuidar das memórias: O Centro de Memória Francisco Sanches Baptista – Chico Fotógrafo, onde inclusive já existem entrevistas e vídeos gravados. Portanto, para o #projeto, bastava a comunicação dialogar com quem já atua na área há anos.

BOULOS – Amanhã, domingo, 17/07, o coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e pré-candidato a deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), estará em Santa Isabel para inaugurar o grupo de ação Lula+Boulos. O evento acontece às 10h na Casa da Tia Margarida, sede do grupo, que fica na Avenida República, 282 (ao lado da padaria Ismael), no centro.

BOULOS 2 – Graças ao mutirão de vacinação da secretaria de Saúde, a ser realizado na Praça Fernando Lopes, no mesmo horário, o encontro com Boulos promete público ainda maior, pois certamente os curiosos serão convidados a participar do encontro. Veremos! “A inauguração desse grupo de ação em Santa Isabel mostra o crescimento da resistência ao bolsonarismo na região”, diz Boulos, que também é coordenador da pré-campanha presidencial de Lula.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments