quarta-feira, junho 29, 2022
spot_img

Não é Nepotismo

Ao nomear a esposa para o cargo de secretária de Saúde, o Prefeito Carlos Chinchilla enfrentou uma semana de explicações sobre o que realmente configura nepotismo

Por Érica Alcântara

Na segunda-feira, 04/04, o Prefeito de Santa Isabel Dr. Carlos Chinchilla nomeou a primeira dama, Helena Inácio, para o cargo de secretária municipal de Saúde. Assim que a notícia se espalhou, em todo município correu a dúvida sobre o caso configurar crime de nepotismo. Mas não é.

A 13ª Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal permite a nomeação de cônjuge para cargo político, sem que isso configure nepotismo.

Em abril de 2017 a então prefeita de Santa Isabel Fábia Porto nomeou o agora ex-marido, Celso Rosseti, para o cargo de Secretário de Gabinete. Na ocasião, a escolha também foi amplamente criticada na cidade.

Celsinho, como é conhecido, concedeu na época uma entrevista ao Ouvidor (ainda disponível em no Youtube do Jornal) explicando que o próprio Ministério Público não se manifestou contrário à sua nomeação por ela ter amparo legal. “Afinal, secretaria é cargo político e não técnico”, disse.

Agora, em 2022, a história volta a se repetir em Santa Isabel. Diferente do que ocorreu no passado, em nota oficial a prefeitura destaca a formação acadêmica de Helena que engloba, não só a graduação como fisioterapeuta e especialização como instrumentadora cirúrgica, também a sua pós-graduação em saúde e administração pública.

Na prática, desde o início desta gestão, Helena trabalha não só como presidente do Fundo de Solidariedade, mas como estrategista de ações no combate a pandemia. Ela idealizou e implantou a Unidade de Tratamento Imediato (Unidade Sentinela), projeto premiado em dezembro pelo CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).

A primeira dama também ajudou na implantação do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, onde a população isabelense, pela primeira vez na história, pode ter acesso gratuito aos serviços especializados de saúde mental em acomodações dignas, amplas e arejadas.

Para assumir a secretaria de Saúde, Helena foi exonerada na semana anterior do cargo de assessora parlamentar do Deputado Estadual Rodrigo Gambale. “Cumpri minha missão nesta tarefa, ajudando o município a trazer mais de R$3 milhões em recursos. Também levei o pedido do PL 405/2021, que coloca a Paixão de Cristo no calendário estadual”, ressalta a Primeira Dama.

Em breve, Helena estará ao vivo no programa De Frente com o Ouvidor, transmitido pelo Youtube. Acompanhe nossas transmissões e se inscreva no nosso canal para receber notificação, sempre que iniciarmos uma transmissão.

 

 

 

 

 

Érica Alcântara
Érica Alcântarahttps://jornalouvidor.com.br
Jornalista, escritora e poeta, Érica Alcântara se formou em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Bacharelado e Licenciatura e há mais de 10 anos atua como repórter do Jornal Ouvidor
RELATED ARTICLES
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Most Popular

Recent Comments

Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Ana Maria Monteiro da Silva on Homero vira lenda
Agenor Vallone on Homero vira lenda
Ana Paula Carrara on Homero vira lenda
José Francisco "Chiquinho" on Mais segurança em Arujá