Início Saúde

Mutirão da castração

Foram castrados 110 animais na terça-feira, 12/04, e mais 150 na quarta-feira, totalizando 102 cães e 158 gatos. A iniciativa é uma parceria entre a secretaria de Saúde e o Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI).

O Fundo Social de Solidariedade também embarcou na ação e inovou arrecadando ração para doar aos cães e gatos de pessoas em vulnerabilidade.

O Fundo Social de Solidariedade arrecadou ração para doar aos cães e gatos de pessoas em vulnerabilidade

Mas o atendimento não parou a cirurgia, todos os animais foram medicados com antibióticos durante o processo cirúrgico, e os responsáveis ainda ganharam um kit de medicamentos como anti-inflamatório e pomada cicatrizante. Também foram orientados que os pets devem permanecer com o colar ou a roupa cirúrgica durante 10 dias.

A castração é uma atividade rotineira do departamento de Zoonoses da cidade, mas devido à grande demanda, são realizadas parcerias para ofertar o serviço à população. No ano passado, junto com a ONG GAARI foram castrados mais de 400 animais.

Entre os benefícios da castração estão: evita prenhez indesejada, infecção no útero, infecções nas mamas e transmissão de doenças genéticas.

“Castrar o animal é muito mais que um ato de amor e respeito, é questão de saúde pública, considerando que muitas doenças humanas provêm das Zoonoses”, explica a secretaria de saúde e presidente do fundo social de solidariedade Helena Inácio.

Apesar do sucesso da iniciativa, também foram registradas muitas desistências. “É importante que as pessoas levem seus animais para a castração, porque para cada animal castrado, são 100 animais que não serão abandonados, e a falta também tira a oportunidade de alguém que está na fila de espera. Então, é necessário ter consciência”, explica o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, que também esteve presente na ação.

Nos próximos dias 19 e 20 de abril, será repetido o mutirão, com estimativa de mais 250 animais a serem atendidos.

Os interessados em castrar os pets devem procurar o setor de Zoonoses, que fica na Av. Guilherme Alfieri, 322, Parque São Benedito, portando RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 4656-4444.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
wpDiscuz
Sair da versão mobile