segunda-feira, junho 27, 2022
spot_img
InícioSaúdeMutirão da castração

Mutirão da castração

Foram castrados 110 animais na terça-feira, 12/04, e mais 150 na quarta-feira, totalizando 102 cães e 158 gatos. A iniciativa é uma parceria entre a secretaria de Saúde e o Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI).

O Fundo Social de Solidariedade também embarcou na ação e inovou arrecadando ração para doar aos cães e gatos de pessoas em vulnerabilidade.

barraca do fundo de solidariedade
O Fundo Social de Solidariedade arrecadou ração para doar aos cães e gatos de pessoas em vulnerabilidade

Mas o atendimento não parou a cirurgia, todos os animais foram medicados com antibióticos durante o processo cirúrgico, e os responsáveis ainda ganharam um kit de medicamentos como anti-inflamatório e pomada cicatrizante. Também foram orientados que os pets devem permanecer com o colar ou a roupa cirúrgica durante 10 dias.

A castração é uma atividade rotineira do departamento de Zoonoses da cidade, mas devido à grande demanda, são realizadas parcerias para ofertar o serviço à população. No ano passado, junto com a ONG GAARI foram castrados mais de 400 animais.

Entre os benefícios da castração estão: evita prenhez indesejada, infecção no útero, infecções nas mamas e transmissão de doenças genéticas.

“Castrar o animal é muito mais que um ato de amor e respeito, é questão de saúde pública, considerando que muitas doenças humanas provêm das Zoonoses”, explica a secretaria de saúde e presidente do fundo social de solidariedade Helena Inácio.

Apesar do sucesso da iniciativa, também foram registradas muitas desistências. “É importante que as pessoas levem seus animais para a castração, porque para cada animal castrado, são 100 animais que não serão abandonados, e a falta também tira a oportunidade de alguém que está na fila de espera. Então, é necessário ter consciência”, explica o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, que também esteve presente na ação.

Nos próximos dias 19 e 20 de abril, será repetido o mutirão, com estimativa de mais 250 animais a serem atendidos.

Os interessados em castrar os pets devem procurar o setor de Zoonoses, que fica na Av. Guilherme Alfieri, 322, Parque São Benedito, portando RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 4656-4444.

Érica Alcântara
Érica Alcântarahttps://jornalouvidor.com.br
Jornalista, escritora e poeta, Érica Alcântara se formou em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Bacharelado e Licenciatura e há mais de 10 anos atua como repórter do Jornal Ouvidor
RELATED ARTICLES
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Most Popular

Recent Comments

Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Ana Maria Monteiro da Silva on Homero vira lenda
Agenor Vallone on Homero vira lenda
Ana Paula Carrara on Homero vira lenda
José Francisco "Chiquinho" on Mais segurança em Arujá