Início Educação e Cultura

Um grande dia na literatura

Maria Helena Marcondes em foto histórica de escritoras de 2022

Mulheres escritoras
Da esquerda para direita: Érica Alcântara, Juliana Saueia e Fernanda Aparecida O.S.S.

Escritoras de Santa Isabel se reuniram na manhã do dia dos namorados, 12/06, especificamente, na Biblioteca Profa. Maria Helena Marcondes para marcar presença em um movimento internacional inédito: “Mulheres escritoras, uni-vos!”.

Em Santa Isabel, Fernanda Aparecida O.S.S. foi quem fez o convite às demais escritoras, trouxe consigo uma bolsa recheada de suas participações em coletâneas de contos e poesia: “Estas ações dão visibilidade aos talentos de nossa região”, destacou.

A escolha do lugar da foto foi fácil, para a jornalista Érica Alcântara, a Biblioteca Pública, cujo nome faz justa homenagem a outra mulher, merece reconhecimento por anos de dedicada importância na educação e na formação de novos leitores.

A advogada Juliana Saueia destacou que o projeto nos proporcionou um encontro único, capaz de mobilizar novas ideias e projetos culturais. “É bom conhecer outras pessoas que falam a nossa língua e acreditam nessa produção literária cheia de força e encanto”.

As escritoras agradeceram ao apoio da secretaria de Cultura, que autorizou o pesquisador Adelson J. de Souza, abrir a biblioteca em pleno domingo e ao fotógrafo Júlio Motta, que registrou o momento.

Veja Também

Mundo afora, o evento movimentou diversas cidades, somente na capital paulista, o Pacaembu contabilizou mais de 400 escritoras, cada qual com pelo menos uma obra publicada ou em produção! E os flashes romperam a manhã do Oiapoque ao Chuí e, além do Brasil, ganharam outras faces sorridentes, em cidades do Reino Unido e de Portugal transformando o movimento num marco literário.

A ideia de reunir escritoras é inspirada numa fotografia de Art Kane, de 1958, que registrou grandes jazzistas no Harlem, chamada de “Um grande no Harlem”.

Santa Isabel está neste movimento.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
wpDiscuz
Sair da versão mobile