“Já tive que esperar mais de quatro meses para entregar os resultados de um exame ao médico. A demora é desanimadora”. Este é um dos relatos de moradores de Santa Isabel que, por meses, esperam um agendamento de exame ou retorno a um dos médicos disponíveis na saúde pública.
-
Clique AQUI faça parte da nossa comunidade e receba todos conteúdos do Ouvidor em seu WhatsApp
Seja por rotina ou em busca de diagnósticos de doenças como diabetes – o que acontece com a moradora Maria Silva, a demora e a falta de previsões de retorno são, sempre, um fator “preocupante”.
“Fiz um exame de sangue há mais de um mês e, pelo resultado, receio estar pré-diabética. No entanto, não sei quando vou poder entregar meus exames, já faz tempo que espero um retorno e nada”, disse Maria. Ela ainda afirma que as primeiras etapas são rápidas, como o clínico geral e exames de sangue, mas que os problemas estão nas consultas e retornos.
Foi notícia no Ouvidor
- Santa Isabel obtêm bom desempenho em indicadores do Previne Brasil
- Aldir Blanc recebe 100 projetos culturais de artistas isabelenses
- Homem é pego com mais de 160 aves silvestres em porta-malas de carro
Em denúncias enviadas ao WhatsApp do Jornal Ouvidor, uma outra moradora afirma ter que esperar meses para uma consulta: “fiz um agendamento há dois meses, e até agora sem retorno. Há casos de até cinco meses, e deixam bem claro que não há previsão, como se fosse normal esperar um semestre para um encaminhamento médico”, lamentou.
A moradora ainda acrescenta que “sempre foi assim. Quem não tem condições financeiras para ir em um particular sobrevive com o problema até algum dia chamarem”, finaliza.
O que diz a Prefeitura?
A reportagem questionou a Prefeitura de Santa Isabel acerca dos agendamentos, o funcionamento da fila para consultas, exames e afins, porém, até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa não se manifestou.