Varíola dos macacos chega a Arujá

Morador de 27 anos sem histórico de viagem à cidades ou países com a doença, positivou nesta semana em Arujá

monkeypox
Fonte: Image Getty

Arujá registrou nesta semana, o primeiro caso positivo de monkeypox (varíola dos macacos). Um homem de 27 anos positivou para a doença na cidade após apresentar sintomas característicos da varíola que chegou ao Brasil em junho e em menos de dois meses já soma mais de 2.400 casos positivos.

Mais informações sobre o monkeypox 

Até na manhã desta sexta-feira, 12/08, o Brasil já registrava um total de 2.458 casos confirmados de varíola dos macacos. Deste total, só no estado de São Paulo contabiliza 1.748 infectados pela doença. Na última terça-feira, a Secretaria de Saúde de Arujá confirmou o primeiro caso positivo na cidade.

O paciente deu entrada no Pronto Atendimento (PA) Central de Arujá, e após coleta de amostras confirmou-se a doença ainda na sexta-feira, 05/08. O morador não relatou nenhuma viagem ou contato com paciente positivado para doença. Além do isolamento domiciliar, ele e os familiares próximos estão sendo acompanhados por equipe multidisciplinar da secretaria municipal de Saúde.

Na região do Alto Tietê, do qual Arujá e Santa Isabel estão inseridas, já são cerca de 18 casos positivos de varíola. Além deste caso positivo, Arujá investiga um outro caso suspeito.

A Secretaria de Saúde de Arujá orienta que as pessoas que apresentarem febre, dores de cabeça e no corpo, além de lesões na pele, procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa, para receber as devidas orientações médicas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments