A secretaria de Meio Ambiente de Santa Isabel realizou ontem (30) o resgate de uma vaca atolada em um brejo no Bairro do Jaguari. O produtor rural, dono do animal, solicitou ajuda a Secretaria depois de várias tentativas para sozinho resgatar a vaca sem sucesso. Só no período de estiagem, entre maio e setembro do ano passado, a Secretaria realizou cerca de 16 atendimentos de animais atolados em áreas alagadas em propriedades rurais na cidade.
Foi notícia no Ouvidor
- Parque Municipal ganha novas áreas de lazer
- Prefeitura realiza obras na Avenida Vereador Sebastião Claudiano
- Vem aí a 12ª Festa do Peão de Boiadeiro de Nazaré Paulista
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, João Buosi, os incidentes desta natureza acontecem principalmente quando os animais acabam se afastando de suas áreas de criação para pastar em áreas distantes a procura de capim mais verdes e sem perceber acabam entrando em áreas alagadas e de brejo. “Um detalhe importante, é que no período de seca o rebanho sai do pasto em busca de capim mais verde, em locais de brejo, logo que acontece o ‘atolamento'”, explicou.
O atolamento de ontem aconteceu na Estrada George Barranjard, km 03. “Assim que esse produtor do Bairro Jaguari nos acionou, rapidamente enviamos uma equipe para o local com a nossa retroescavadeira. Na maioria dos casos a vaca morre, mas graças a Deus conseguimos resgatá-la em perfeitas condições e com ótima saúde”, destacou Buosi.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
O Secretário alerta os criadores de animais para que se atentem ás áreas de alagamento dentro de suas propriedades o que facilita para a formação de brejos: “A orientação para os produtores é que em épocas de seca, tenham uma maior atenção aos animais, colocando cerca e limitando o acesso da criação às áreas alagadas e de barro”, aconselha.