Mais de seis milhões de reais no lixo

Com a possibilidade de recolher em média 1.462,5 toneladas de lixo por mês, Santa Isabel pode gastar ao longo de um ano aproximadamente R$6.493.500,00 para recolher e dispensar lixo, entulho e inservíveis

A Coletare Ambiental assume o serviço de coleta de lixo em Santa Isabel a partir desta terça-feira, 30/08.

Oficialmente, a empresa Coletare Ambiental assume a coleta e o descarte de lixo de Santa Isabel na próxima terça-feira, 30/08. Mas os uniformes e a presteza na execução dos serviços já começaram a ser notados ontem, 26/08.

Realidade diferente daquela vivida pelos moradores do Aralú que, na segunda-feira ficaram revoltados com as lixeiras transbordando e nenhum caminhão recolhendo a sujeira que, com o sol, fazia a fedentina se espalhar por todo o bairro. O mesmo ocorreu nos demais adjacências ao longo da SP-056, onde os restos do final de semana criavam montanhas de lixo.

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Enquanto no passado, a prefeitura de Santa Isabel comemorava que tinha a coleta mais barata do Alto Tietê, agora se compromete arcar com um contrato 35% mais caro.

Juntos, o serviço de coleta e descarte de lixo custavam R$274,54 por tonelada (R$176,89/t para a coleta, mais R$ 97,65/t para o aterro Anaconda Ambiental). Mas a nova empresa fará os dois serviços, coleta e descarte, ao custo de R$370,00 por tonelada.

Mas como a prefeitura vai controlar o volume de lixo descartado, uma vez que a empresa que coleta é a mesma que descarta? De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Isabel, o controle será feito pelos tickets de balança que registram a quantidade de toneladas.

Menos entulho e inservíveis

Com o novo contrato, a Coletare Ambiental deverá recolher inservíveis e entulho no entorno das lixeiras, geralmente, materiais pesados e de grande volume que, geralmente, atraem mais sujeira.

A prefeitura estima que, com isso, a média de 1.300 toneladas de lixo recolhidos por mês sofra um aumento de 10% a 15% a mais de lixo recolhido, podendo a municipalidade arcar com aproximadamente R$541.100,00 para manter a cidade limpa.

População pode ajudar na economia

Em Santa Isabel, a prefeitura disponibiliza o serviço de coleta do Caminhão da Reciclagem. Materiais que ele recolhe: papel, plástico, vidro e metais.

“O trabalho de coleta dos materiais recicláveis é desempenhado pela Cooperativa Impacto. Então, além de ajudar à natureza, as pessoas que fazem o descarte correto também colaboram para a geração de emprego e renda no município”, destaca a Prefeitura.

Confira as rotas do Caminhão da Reciclagem:

• Segunda-feira – Centro, BNH, Vila Nova, e Monte Serrat;

• Terça-feira – Centro, Jardim Vista Verde, Vila Paul, Parque Santa Tereza, Jardim Eldorado, 13 de Maio, Lanifício e Novo Éden;

• Quarta-feira – Centro, Avenida Brasil, Vila Gumercindo e Vila Guilherme;

• Quinta-feira – Centro, Jardim Portugal, Avenida Coronel Bertoldo, Parque São Benedito, Condomínio Contry Club e Jardim das Acácias;

• Sexta-feira – Centro, Jardim Vista Verde, Vila Paula, Parque Santa Tereza e Jardim Eldorado.

Caso o bairro não esteja dentro da rota do Caminhão da Reciclagem, os moradores podem levar os materiais diretamente na cooperativa, que fica na Rua Aparício Alves Gonçalves, N° 115, Vila Nova.

Todos os itens entregues devem estar limpos e sem resíduos orgânicos. O horário de funcionamento do local é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para mais informações entre em contato pelo telefone 4656-8151.

Cata Treco

A prefeitura também dispõe do serviço de Cata Treco, que recolhe pequenos volumes de entulho. O pedido deve ser feito pelo telefone 4656-2383, e no momento do atendimento, é feito um protocolo, com endereço do local para recolha. O prazo médio para ação é de até 72 horas e os itens de material de construção devem estar ensacados.

“Não deixe seu lixo espalhado pela cidade. Tenha consciência e faça a diferença você também”, finaliza a Prefeitura.

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