Mais de 600 trabalhadores preparados para o Mercado de Trabalho

Santa Isabel investe em relacionamento com sistemas de formação de mão de obra qualificada e, a custo quase zero, até o momento já formou cerca de 650 pessoas

mercado de trabalho
A moradora Maria Lima no curso de motoserra e roçadeira (1)

Em menos de um ano, a prefeitura de Santa Isabel já contabiliza, com sucesso, o número de profissionais que qualificou para o mercado de trabalho. Cerca de 650 pessoas já estão formadas, algumas empregadas e outras abriram o próprio negócio.

O diferencial, segundo o Diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Walter Negrão, é que a somatória dos 43 cursos oferecidos até o momento, praticamente não gerou gastos para o município.

Veja Também

“Geralmente, a prefeitura precisa apenas conceder o espaço e as ferramentas que já têm disponíveis para as aulas oferecidas pelo ‘Sistema S’, composto pelo Senai, Senac, Senar etc. Também conquistamos a parceria com o Sebrae e o Centro Paula Souza, através da Etec de Santa Isabel”, explica o Diretor.

O levantamento dos dados se deu a partir do momento que uma enorme carreta do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) estacionou ao lado da Praça Fernando Lopes, bem de frente à secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“É a primeira vez que conseguimos uma carreta do Senai para fornecer cursos nessa linha de eletrônica analógica. Abrimos 24 vagas para jovens a partir de 16 anos. E quem já trabalhava na área está desenvolvendo técnicas mais eficientes”, diz Walter.
Em 2022, este é o segundo curso oferecido pelo Senai em Santa Isabel, o primeiro foi de sorvete artesanal. Mas só este ano foram:

• 05 cursos pelo Via Rápida;

• 09 pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural);

• 02 pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio);

• 04 pelo Centro Paula Souza (CPS);

• 20 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

• E até o final do ano ainda serão oferecidos mais 03 cursos do Sebrae e 02 do CPS.

Walter diz que as vagas de emprego do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador são referência para a seleção de cursos trazidos, mas o fator decisório está na qualificação que permite o trabalhador escolher se vai trabalhar em uma empresa ou abrir o próprio negócio.

Outra questão, os cursos têm reconhecimento nacional e permitem que o jovem tenha mais bagagem na hora de conseguir o primeiro emprego.

Qualificação na prática

Julia Pinheiro da Chocolateria Ducore
Julia Pinheiro da Chocolateria Ducore

Júlia Pinheiro fez o curso de Chocolateria e Bolos Caseiros, ela conta que foi um sucesso. Grande parte do que aplica em seu delivery na “Chocolateria Ducore” aprendeu nesta qualificação. “Eu já tinha minha loja, mas precisava me profissionalizar na área e agora até consegui expandir a confeitaria”, comemora.

Aline Rodrigues fez vários cursos, entre eles estão o de Ovos de Páscoa, de Confeitaria (bolos caseiros e de pote), Pães Doces e Semi Doces e também o de Pizza e Salgados Assados.

“Os cursos são maravilhosos! A Professora Fabiane se empenha para nos ensinar tudo o que sabe. Quem faz um curso, acaba querendo fazer todos! Já trabalho na área da confeitaria há 5 anos, com o ‘Delícias da Aline – bolos salgados e docinhos’, mas os cursos me aprimoraram muito mais”, relata Aline.

Maria Lima - curso de motoserra e roçadeira
Maria Lima – curso de motoserra e roçadeira

Maria Lima (na foto em destaque) fez o curso de Cuidador de Idosos e ontem, 16/09, terminou o curso de operadora de motosserra e roçadeira. Ela e o esposo estão morando em Santa Isabel há três meses e as capacitações lhe permitiram ampliar conhecimentos e fazer networking.
“Neste último curso, os cuidados na chácara onde moro se tornaram mais fáceis e, principalmente, mais seguros. Aprendi a montar e desmontar a máquina e a manusear da forma correta, pois tivemos muitas aulas práticas”, descreve Maria.
Em nossa versão digital, uma reportagem fala do “Estágio: um caminho para o primeiro emprego”. Leia!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments