Santa Isabel registrou, na primeira quinzena de maio, um total de seis chamados referente a queimadas em áreas de mata no Corpo de Bombeiros (193). Número representa metade dos casos computados em todo o período de 2024 até o momento, que somam 12.
Foi notícia no Ouvidor
- Banco pode ser responsabilizado por golpe do falso boleto
- Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025
- Conscientização do Trânsito é pauta na PSI
Dados divulgados pelo 5º Grupamento de Bombeiros do Estado de São Paulo também informam que só neste mês, os números de ocorrências superam o total registrado em maio do ano passado, quando a corporação atendeu a três casos no município. Em todo o período de 2023, Santa Isabel registrou cerca de 41 chamados.
Ocorrências da primeira metade de maio deste ano acendem um alerta para recorrências de casos de queimadas em áreas urbanas e rurais.
Em entrevista ao Jornal Ouvidor, a Defesa Civil de Santa Isabel informou que atualmente o país passa pelo “período de estiagem” que deve se estender até setembro: “Em maio tornam-se frequentes a prática de queimada em decorrência do tempo seco, no qual as condições climáticas se tornam mais propícias para incêndios”, informou a Pasta.
Além do atendimento do Corpo de Bombeiros, o coordenador da Defesa Civil isabelense, João Buosi, comenta que ações para o combate também estão sendo realizadas pelo município, como campanhas de conscientização em vídeos, mensagens por SMS e a divulgação massiva em redes sociais. “Nosso município está em processo de adesão ao acompanhamento de queimadas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC)”, destacou.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Vale ressaltar que Santa Isabel conta com um veículo do tipo “engate pipa” acionado por tração motora, este que é utilizado pela secretaria de meio ambiente, agricultura e desenvolvimento agropecuário no combate às ocorrências de incêndio no município.