Maio é o mês com a maior incidência de queimadas até o momento

Corporação dos Bombeiros informa que já atendeu, só neste ano, 12 ocorrência de incêndio em Santa Isabel. Seis delas foram nos últimos 15 dias

queimadas
Queimada atingiu terreno no Jardim Eldorado na última semana. Caso despertou preocupação em moradores.

Santa Isabel registrou, na primeira quinzena de maio, um total de seis chamados referente a queimadas em áreas de mata no Corpo de Bombeiros (193). Número representa metade dos casos computados em todo o período de 2024 até o momento, que somam 12.

Foi notícia no Ouvidor

Dados divulgados pelo 5º Grupamento de Bombeiros do Estado de São Paulo também informam que só neste mês, os números de ocorrências superam o total registrado em maio do ano passado, quando a corporação atendeu a três casos no município. Em todo o período de 2023, Santa Isabel registrou cerca de 41 chamados.

Ocorrências da primeira metade de maio deste ano acendem um alerta para recorrências de casos de queimadas em áreas urbanas e rurais.

Em entrevista ao Jornal Ouvidor, a Defesa Civil de Santa Isabel informou que atualmente o país passa pelo “período de estiagem” que deve se estender até setembro: “Em maio tornam-se frequentes a prática de queimada em decorrência do tempo seco, no qual as condições climáticas se tornam mais propícias para incêndios”, informou a Pasta.

Além do atendimento do Corpo de Bombeiros, o coordenador da Defesa Civil isabelense, João Buosi, comenta que ações para o combate também estão sendo realizadas pelo município, como campanhas de conscientização em vídeos, mensagens por SMS e a divulgação massiva em redes sociais. “Nosso município está em processo de adesão ao acompanhamento de queimadas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC)”, destacou.

Vale ressaltar que Santa Isabel conta com um veículo do tipo “engate pipa” acionado por tração motora, este que é utilizado pela secretaria de meio ambiente, agricultura e desenvolvimento agropecuário no combate às ocorrências de incêndio no município.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments