Lula é empossado na Presidência

Lula é empossado, e governará o Brasil ao lado do vice, Geraldo Alckmin pelos próximos quatro anos

Lula é empossado
Lula é empossado e recebe a faixa de representantes da sociedade civil. Foto: Adriano Machado Agência Reuters

Natural de Pernambuco na cidade de Caetés, ex-metalúrgico e sindicalista brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, governará o país pela terceira vez, pelos próximos quatro anos. Lula é empossado, ao lado vice, Geraldo Alckmin em cerimônia que já dura mais de cinco horas e marcada por ineditismos no rito de entrega da faixa presidencial.

Trajetória da Posse

Após um forte esquema de segurança e uma longa cerimônia Lula está oficialmente empossado como o 39º presidente do Brasil. Durante sessão no Congresso Nacional neste domingo, 01/01, Lula discursou por 31 minutos, e prometeu um governo de ‘esperança e reconstrução’, que deverá fortalecer a democracia, retomar programas sociais e reduzir as desigualdades.

O presidente Também prometeu crescimento econômico com responsabilidade fiscal. Criticou as fake news propagadas durante a campanha e classificou o governo de seu antecessor, Bolsonaro, como “genocídio”, se referindo a falta de ação política e eficiente contra a pandemia da Covid-19.

Ainda sobre a inação do ex-governo frente a pandemia, Lula prometeu ampla fiscalização, a fim de punir os responsáveis pelo genocídio da Covid no Brasil.

“Em nenhum outro país, a quantidade de vítimas fatais foi tão alta proporcionalmente à população quanto no Brasil, um dos países mais preparados para enfrentar as emergências sanitárias”, argumentou.

“Este paradoxo só se explica pela atitude criminosa de um governo negacionista, obscurantista e insensível à vida. As responsabilidades por este genocídio hão de ser apuradas e não devem ficar impunes”, acrescentou Lula.

O discurso no Congresso durou cerca de 31 minutos, o presidente fez questão de ressaltar a criação de seus ministérios entre eles o da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Após a saída do Congresso Nacional, Lula e Alckmin desfilaram mais uma vez com Rolls-Royce, o carro oficial da presidência e em seguida subiram a rampa. Como Bolsonaro está fora do Brasil desde sexta-feira, 30/12, quando embarcou para os Estados Unidos, Lula recebeu a faixa de um grupo de representantes da sociedade civil composto por um idoso, uma pessoa com deficiência, mulher, um indígena e uma criança negra. Ato foi inédito na história da república.

Após ato, Lula ainda discursou novamente por 28 minutos e chorou ao falar de temas como pobreza e fome. Lula ressaltou que eu governo será uma frente ampla contra a desigualdade social.

Lula e Alckmin receberam os cumprimentos dos chefes de estado que participaram da cerimônia de posse.

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments