Lula e Bolsonaro disputam 2º turno

TSE define que haverá 2º turno para a escolha do presidente da república. A disputa ficará entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Com mais de 99% das urnas apuradas até às 22h30 deste domingo, 02/10, a projeção de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é que haverá 2º turno para a disputa da presidência da república.

Eleições 2022

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) venceu a primeira disputa com mais de 56 milhões de votos, o que representa 48% do total apurado. Jair Bolsonaro (PL) que busca a reeleição teve pouco mais de 50 milhões de votos, quase 44% dos votos gerais. Mais de 99% das urnas já foram fechadas em todo o Brasil.

Bolsonaro liderou o tempo todo a corrida eleitoral e venceu disparado nas regiões sul e sudeste do Brasil. Já o oponente Lula passou a frente na corrida pelo nordeste do Brasil. Lula venceu em 14 estados e no exterior, Bolsonaro venceu em 12 estados e no Distrito Federal.

Os outros candidatos Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) foram os mais votados na sequência. Durante a semana, Ciro e Simone, declaram apoio a eleição do ex-presidente Lula. Outro que declarou apoio a Lula, foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O partido de Bolsonaro (PL) elegeu oito senadores, entre eles, Marcos Pontes por São Paulo. O Partido Liberal (PL) terá a maior bancada do Senado, comandando 14 das 81 cadeiras, a partir de 2023. O ex-vice presidente Hamilton Mourão foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul e a ex-ministra Damares Alves venceu no Distrito Federal.

Nos estados, os partidos ligados por Bolsonaro venceram em maioria, o que de acordo com especialistas mostra a polarização do bolsonarismo ainda nas principais esferas do governo.

Lula fala

Sobre a disputa no 2º turno, em pronunciamento a imprensa em São Paulo, ainda na noite de domingo, 02/10, Lula disse: “Nós precisamos recuperar esse país e agora temos mais 30 dias de campanha pela frente. Vamos fazer um debate frente a frente com o presidente da república e ele vai poder nos responder sobre tudo o que ele fez”, disse.

Bolsonaro fala

Quase no início da madrugada de segunda-feira, 03, o Presidente Jair Bolsonaro disse que boa parte do Brasil ainda não entendeu o perigo de uma possível vota do PT ao poder. Bolsonaro fez ligações a ditaduras como a Venezuela e Nicarágua que podem se instalar no Brasil com a eleição de Lula à presidência e entendeu que o alto preço dos alimentos contribuíram para a sua derrota neste primeiro turno, o que de acordo com ele, em breve deverá se normalizar.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments