Lucena presta contas dos primeiros 100 dias

Durante reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo - Conturesp, o secretário Roberto de Lucena prestou contas dos 100 dias

Roberto de Lucena, falou sobre as 10 metas estabelecidas nos 100 primeiros dias a frente da secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Foto: Assessoria Setur-SP

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena aproveitou a quarta reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo – Conturesp para prestar contas dos primeiros 100 dias a frente da Pasta e as ações realizadas em sua gestão.

A reunião do Conturesp aconteceu na manhã de terça-feira (11), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), e após a apresentação das metas estabelecidas pela Pasta, diversos conselheiros, assim como o secretário executivo da entidade, Armando Arruda, analisaram temas pertinentes ao setor.

Veja Também

De início, o secretário Roberto de Lucena, juntamente com a secretária executiva Luciane Leite, falaram sobre as 10 metas estabelecidas nos 100 primeiros dias de governo em prol do setor.

ABEAR: renovação da Malha Aérea – três etapas entregues DADETUR: entrega de 20 obras turísticas Lançamento de Programa de Valorização da Gastronomia – quatro etapas entregues Lançamento de Política Estadual do Turismo Rural – etapas do projeto concluídas

Distritos Turísticos: Revisão de Papéis e Regramentos – duas etapas entregues Estruturas Náuticas e Circuitos – cinco obras entregues Promoção do Turismo Paulista – oito ações realizadas Lançamento Crédito e Investimento – três etapas entregues Hub de Informações – duas etapas entregues Qualificação para o Turismo – três etapas entregues Fábio Montanheiro, técnico responsável pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Setur-SP (CIET) elencou dados atualizados de abril 2023. “Todas as atividades turísticas tiveram saldos positivos. Somente em fevereiro foram registrados 9.898 postos de trabalho.

No estado de São Paulo (dados de fevereiro da ABIH-SP) a ocupação hoteleira registrou 52,25%, quase 5% acima de 2022 e 17,9% comparado com 2019. Dados dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos mostram a movimentação de voos domésticos de 4,1 milhões de passageiros, e voos internacionais, 1,1 milhão de passageiros”, explicou Montanheiro.

De acordo com o secretário Armando Arruda, duas pautas ficaram para a próxima reunião de maio: proposta de análise do Decreto 66.836 de 09 de junho de 2022, que altera o Decreto 65.724 de 25/05/2021, atualizando a composição do Conselho – Artigo 40. E a Formação/Composição de Grupos de Trabalho.

Os conselheiros também trouxeram temas como análise de entidades que querem fazer parte do Conturesp e manifestações sobre a ação do governo brasileiro que, recentemente, decidiu voltar a exigir vistos para turistas vindos dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão e da Austrália. Muitos conselheiros foram unânimes em ressaltar que tal exigência prejudicará a vinda de turistas desses países. Também foi discutido o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) que tem como objetivo propiciar a compensação do setor de eventos, bares, hotéis, restaurantes, agências de viagens, dentre outras, devido às medidas restritivas da pandemia.

Estiveram presentes também na reunião do Conturesp, o chefe de gabinete da Setur/SP, Éder Rafael dos Santos e a coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Cristina Clemente.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments