Linha chilena mata cão eletrocutado

O caso aconteceu nesta semana deixando moradores do Vila Nova (Torre) assustados

Na terça-feira, 19/07, um cachorro morreu eletrocutado na Rua Juscelino Kubistchek, no Bairro Vila Nova, em Santa Isabel. O caso aconteceu por conta do rompimento de um cabo da fiação elétrica que, segundo técnicos do atendimento, não suportou o atrito com as linhas de pipas cobertas por quartzo moído e óxido de alumínio – as chamadas linhas chilenas.

Veja também

De fato, além de provocar acidentes graves, as linhas chilenas também podem causar estragos quando se encostam na rede elétrica. O potencial cortante desse tipo de material é tão elevado que é capaz de cortar o metal utilizado no revestimento da fiação.
No Mirante do Monte Serrat a garotada passa as férias soltando pipas. Para hoje, dia 23/07, até programaram uma competição entre os melhores. Assim, no principal ponto turístico da área central da cidade, algumas árvores já estão cobertas de restos de pipas quebradas.

Os meninos confessam que hoje ninguém mais usa linha sem cerol, e o que é pior, todos usam a chamada linha chilena. Parte da diversão desta brincadeira envolve cortar a linha de um adversário, conseguindo trazer a pipa do oponente para junto de si.
Para eles, os dedos cortados e cobertos de marcas cicatrizadas simbolizam algumas de suas vitórias e os riscos que são eminentes, também são pouco considerados. “A gente já está acostumado”, garantem.

Alerta de cuidados com pipas

A Neoenergia Elektro alerta que soltar pipas em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica.
“A brincadeira deve ser em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente”, diz a companhia.

O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. “Jamais tente retirar uma pipa presa na rede elétrica. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas”, afirma a Neoenergia.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros e Samu. Não tente resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente a concessionária.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments