Após cada eleição temos de analisar o resultado e acreditar que aprendemos um pouco mais a respeito da democracia. É assim que a sociedade evolui, amadurece, e aprende a construir um futuro melhor.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
A eleição encerrada no último fim de semana demonstrou que, no que se refere ao poder executivo, o eleitor evoluiu bastante. Isso fica evidente no resultado do pleito. Os melhores prefeitos foram reconduzidos ao cargo numa evidente demonstração que o eleitorado compreendeu que quatro anos é um tempo curto para grandes mudanças e pretende que, as melhorias introduzidas pela administração municipal precisam continuar.
A espetacular vitória do prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo foi um prêmio entregue com unanimidade e fez dele um dos eleitos com maior votação proporcional ao número de eleitores no Brasil. Nos últimos quatro anos, como por diversas vezes tivemos oportunidade de ressaltar aqui nessa coluna, Dr. Camargo imprimiu na administração municipal de Arujá um ritmo de realizações jamais visto no Alto Tietê.
Não apenas no que se refere a novas obras e reformas, mas especialmente na valorização do cidadão. Tirou a imagem de cidade dormitório que durante muitos anos carimbou o conceito do município, para torna-lo protagonista de sua própria história. Aumentou a arrecadação e investiu pesado no atendimento às dores da população, deixando-a preparada para as transformações que ainda virão, graças a esse resultado eleitoral. Um prêmio que a população entregou como reflexo do reconhecimento pela dedicação e competência.
Em Santa Isabel, com uma diferença também expressiva, o eleitor mostrou que Chinchilla trabalhou de modo a obter o reconhecimento do voto, apesar dos intensos ataques desfechados pelos adversários. Teve como seu instrumento de campanha apenas as suas propostas e a sua estratégia na arregimentação de apoios, ao contrário de seu principal adversário que focou na crítica e na tentativa de desmerecer o esforço do Prefeito em melhorar as condições de vida da cidade. A vitória de Chinchilla demonstra que o eleitor isabelense também reconhece as ações proativas, aquelas que realmente transformam a realidade.
Em Igaratá a vitória de Gabriel demonstra que o eleitor prefere a humildade, a simplicidade e o esforço ao invés da arrogância com a qual o atual prefeito conduziu sua administração nos últimos quatro anos. Gabriel representa a esperança de que a juventude, com a sua ousadia e dedicação será capaz de atingir o futuro desejado, com mais qualidade de vida para todos.