Liberado saque emergencial do FGTS

Cerca de 42 milhões de trabalhadores poderão sacar até mil reais do Fundo de Garantia

Saque Extraordinário do FGTS - segue esta agenda

Trabalhadores que possuem contas ativas e inativas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já podem consultar a disponibilidade do saque extraordinário. A Caixa Econômica Federal liberou ontem sexta-feira (8) a consulta ao valor do saque emergencial do FGTS 2022. Cerca de 42 milhões de trabalhadores vão poder sacar até R$1 mil a partir do próximo 20 de abril.

O pagamento será feito de acordo com o mês de nascimento do cidadão até 15 de junho. O governo Federal informa que, ao todo, serão liberados cerca de R$30 bilhões das contas do Fundo de Garantia, aos trabalhadores que possuem direito ao saque.

Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo. Aos que possuem direito ao saque, o valor será depositado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome do beneficiário.

De acordo com a Caixa, após o crédito dos valores na conta digital, será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo CAIXA Tem.

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. O cliente também pode realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Quem não quiser receber o saque emergencial basta acessar o aplicativo FGTS e indicar que não deseja que seja realizado o débito de sua conta, ou ir até uma agência bancária. “Caso o crédito dos valores seja feito na Poupança Social Digital, o trabalhador não precisa se preocupar, pois caso a conta não seja movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador”, garante a Caixa.

Olha o golpe

Com a liberação emergencial FGTS 2022, a Caixa Econômica Federal alerta para possíveis golpes que podem surgir. O Banco reforça que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais e que também não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments