O mês de julho é alusivo a conscientização sobre os riscos das hepatites virais. Nesta semana, as 26 pessoas que estavam na Casa de Maria, residência que acolhe temporiamente pessoas em situação de risco mais vulneráveis em Santa Isabel, tiveram a oportunidade de realizar o exame, que detecta, além das hepatites, também a sífilis e o HIV. Os funcionários locais também foram testados.
Foi notícia no Ouvidor
- Privatização da Sabesp entra na reta final
- Setur-SP entregou 107 obras de infraestrutura turística em 2024
- Apagão virtual ao redor do mundo gera caos em voos e prejudica serviços bancários
Na oportunidade, a equipe de Saúde da Prefeitura de Santa Isabel realizou ações de conscientização, reforçando os riscos e as formas de prevenção à doença, além da importância das ações de vigilância e controle das hepatites virais. De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites figuram como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
Atualmente, quando diagnosticada de forma mais precoce, as hepatites C e B tem controle, podendo chegar até a cura em aproximadamente 90% casos, por isso o teste rápido é recomendado para qualquer cidadão. Para realizar o teste, basta dirigir-se a uma unidade de saúde e conversar com um profissional da saúde.
As hepatites são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Para evitar a infecção, é necessário que alguns cuidados sejam tomados.
Prevenção
Dentre as formas de contrair as Hepatites, está a água contaminada, alimentos mal higienizados, sexo sem proteção e o compartilhamento de instrumentais como lâminas de barbear, alicates e agulhas de tatuagens.
Por isso, alguns cuidados básicos de higiene e biossegurança são indispensáveis. É importante que todas as pessoas mantenham em dia seu calendário vacinal, inclusive, as três doses contra a hepatite B, necessárias para garantir a imunização contra o vírus.
Outro ponto de atenção é a utilização da autoclave para esterilização dos materiais. O ideal é que o material utilizado fique no mínimo uma hora no equipamento a uma temperatura mínima de 170°C.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Outro local que merece atenção é o salão de beleza. Em procedimentos como manicure, pedicure ou podologia, os cuidados devem ser redobrados. Nestes casos, também é recomendado o uso de autoclave na esterilização dos materiais e de luvas pelo profissional.