Judô solidário transforma vidas no Jd. Eldorado

Na semana de aniversário de Santa Isabel, o Ouvidor traz histórias que inspiram e transformam vidas na cidade

Nesta semana, os alunos do Projeto de Judô solidário da Associação Sol Nascente, desenvolvido voluntariamente no Jd. Eldorado em Santa Isabel, receberam a doação de 33 quimonos. Há seis meses o projeto tem beneficiado crianças e adolescentes carentes do bairro que fazem das aulas esportivas um contraturno onde através das artes marciais desenvolvem o autocontrole, a disciplina e o respeito.

As aulas são ministradas pelo Professor e Judoca Eric Levy. Ele divide o tempo corrido entre as aulas particulares que ministra em academias de Santa Isabel e Arujá, com o projeto social que desenvolve no Jd. Eldorado: “Procurei o vereador Jorginho Capoeira que já desenvolvia o Projeto Sementinha, com aulas gratuitas de capoeira, ele me ofereceu o espaço para que eu pudesse ministrar as minhas aulas de judô e desde então estou aqui”, explica.

A expressão Sol Nascente vem da cultura japonesa e faz referência ao japonês Jigoro Kano inventor do Judô. “No projeto, os alunos não aprendem só as técnicas, mas é preciso sobretudo compreender a importância da modalidade e suas raízes”, explica Eric.

Atualmente o projeto conta com 37 alunos, mas de acordo com Eric, mais de 100 já passaram pelos tatames do judô solidário: “Hoje, muitos ex-alunos voltam para me ajudar a treinar os novos que estão chegando. Aqui nós temos crianças, adolescentes e pais que treinam junto com os seus filhos”, disse o Sensei.

Na última terça-feira, 05/07, os alunos receberam a doação de novos quimonos. A boa ação partiu de empresários e comerciantes locais que acompanham há anos os trabalhos do Sensei Eric junto à comunidade do Eldorado. Em breve o projeto deverá ser estendido também para o Jd. Novo Éden, onde 30 alunos já estão à espera do início das aulas.

“Tudo nasceu numa parceria com a capoeira, hoje a gente conta com o apoio do Taekwondo do mestre Rameda que nos emprestou mais de 70 tatames. Esportes sociais que fazem a diferença na comunidade e que estão transformando vidas”, finaliza.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments