Jornalismo esportivo perde grandes nomes

Apolinho, Antero Greco e Silvio Luiz grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro se despedem da vida

Imagem reprodução: IstoÉ Independente

A quinta-feira teve uma manhã triste para o jornalismo esportivo. Mal digeríamos a notícia da morte de Washigton Rodrigues, o Apolinho, no fim da noite desta quarta-feira, 15, quando na madrugada de hoje saia também de cena, o jornalista Antero Greco. E foi assim, num ciclo de perdas que o rei dos bordões e um dos mais importantes narradores esportivos, Silvio Luiz seguiu os amigos e partiu. Comunicadores estavam internados e tratavam doenças crônicas. As perdas foram sentidas por colegas e amantes do esporte.

Foi notícia no Ouvidor

jornalismo esportivoO jornalista, comentarista e apresentador esportivo Washington Rodrigues, o Apolinho, morreu aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde tratava um câncer no fígado.

Com passagens marcantes pelas principais emissoras de rádio no Rio de Janeiro carreira da qual iniciou na Rádio Guanabara. Em 1969, trabalhava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, quando recebeu um convite para se juntar à equipe esportiva comandada por Valdir Amaral, na Rádio Globo. Lá, ele inovou a reportagem de campo ao lado de Deni Menezes.

Comunicador e treinador

Em 1995, a convite do então presidente Kleber Leite, Washington deixou temporariamente o rádio e assumiu a tarefa de treinar o Flamengo no ano do centenário do clube. A diretoria do clube da Gávea entendia que ele seria capaz de apaziguar o ambiente no Flamengo que, naquele momento, não era bom.

A carreira de Antero Greco

O jornalista Antero Greco faleceu na madrugada desta quinta-feira (16), aos 69 anos, em São Paulo, devido a complicações de um tumor cerebral contra o qual lutava desde junho de 2022. Ele estava internado na unidade Mirante do Hospital Beneficência Portuguesa, na Bela Vista, região central da capital paulista.

A informação sobre a morte de Antero foi confirmada pelo canal ESPN, onde o jornalista trabalhava como comentarista desde 1994.

Formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou-se na profissão há 50 anos, no jornal O Estado de S. Paulo, onde atuou como revisor, repórter, chefe de reportagem e editor. Trabalhou, ainda, nos jornais Diário Popular, Popular da Tarde e Folha de S. Paulo.

O jornalista ainda cobriu sete Copas do Mundo entre 1982 e 2014. Ele deixa a esposa Leila, os filhos João Paulo e Maria Cristina e os netos Pedro e Carolina.

Olho no Lance

Pegando carona na viagem dos amigos, o mais completo narrador esportivo e rei dos mais populares bordões, Silvio Luiz morreu na manhã desta quinta-feira, 16, aos 89 anos, em São Paulo. O narrador estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Oswaldo Cruz e morreu por falência múltipla dos órgãos.

Autor de grandes bordões durante a narração de partidas de futebol – entre eles “Olho no lance” e “Pelas barbas do profeta” -, Silvio Luiz Peres Machado de Souza nasceu na capital paulista em 14 de julho de 1934. A trajetória do jornalista começou aos 18 anos, na Rádio São Paulo, e logo no ano seguinte foi contratado pelo TV Record. Foi na emissora que ele se tornou o primeiro repórter em campo da tevê brasileira.

Foi na ativa até o fim da vida que Silvio Luiz manteve se no esporte, as complicações com a saúde vieram no último dia 07 de abril, quando comandando a transmissão da final do campeonato paulista para os canais digitais da TV Record o comunicador passou mal e foi levado às pressas para o hospital.

“Seu legado e contribuição para a televisão brasileira, para o jornalismo e para o esporte são inestimáveis. Nossos mais profundos sentimentos a sua esposa Márcia, seus filhos Alexandre, Andréa e André, seus netos e amigos”, lamentou a Record.

As mortes dos três comunicadores em um curto espaço de tempo pegou o Brasil de surpresa e causou forte comoção nas redações e nos principais clubes esportivos. Apolinho foi velado na sede do Flamengo, clube do coração. O velório e enterro de Antero Greco aconteceu em cemitério na zona sul de São Paulo.

O velório de Silvio Luiz acontecerá nesta sexta-feira (17), em São Paulo. A cerimônia será fechada para o público e contará apenas com amigos e familiares.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments