Nesta semana, o Bairro Jardim Eldorado recebeu as equipes Municipais que atuam desde o início do ano no Mutirão Xô Dengue. Promovido pela secretaria Municipal de Saúde e com apoio de outras Pastas a ação já percorreu diversos bairros da cidade e consiste na recolha de lixo e inservíveis que possam servir como ponto de proliferação para o mosquito Aedes aegypti, transmissor principal da dengue.
Foi notícia no Ouvidor
- Papa Francisco destina mais de R$500 mil para ajudar o Rio Grande do Sul
- Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões de valores a receber
- Tarcísio de Freitas envia PL do salário mínimo paulista para a Alesp
Estima-se que atualmente no Jardim Eldorado morem cerca de 12 mil pessoas. Devido a extenção local, durante toda a semana equipes da Prefeitura atuaram nas ruas do bairro. Além da limpeza, agentes de saúde e de Combate às endemias, passam de casa em casa orientando e conscientizando moradores e inspecionando residências e quintais. A equipe de zoonoses, também participa da ação levando informações sobre a Leptospirose, a doença vitimou fatalmente um homem neste ano na cidade. A zoonose também realiza o controle de vetores, no interior dos bueiros do bairro.
Além de agentes da Secretaria de Saúde, ação também conta com apoio da Defesa Civil Municipal, do Departamento de Planejamento (Deplan) e das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Municipais.
Cata Treco
O Mutirão Xô Dengue deve percorrer ainda outros bairros de Santa Isabel, com divulgação a ser realizada previamente antes da ação. A Prefeitura orienta os moradores a estarem atentos as divulgações oficiais e pede aos moradores que tiverem em casa inservíveis como móveis velhos, madeiras, e materiais que a coleta regular de lixo não recolhe: “Estejam atentos quando o caminhão cata treco passar em seu bairro, deixem estes conteúdos sobre a calçada que nossas equipes passarão recolhendo para dar a destinação correta”, pontuou.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
A Secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, afirma que essa é uma das edições mais importantes do Mutirão Xô Dengue, que nesta semana abrangeu o bairro mais populoso da cidade. Helena reforça a importância da população em receber os agentes em suas casas: “Nossos agentes estão agindo em favor da população, por isso peço que receba nossas equipes. Eles têm a missão de identificar e acabar com criadouros do mosquito da dengue. Essa batalha é de todos nós e cada um deve ser responsável por sua casa e seu local de trabalho”, finaliza.