O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou os locais de votação para eleger os novos membros do Conselho Tutelar. Realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, o pleito conta com 46 candidatos e a votação será no dia 1º de outubro, das 8 às 17h, em três locais.
Veja Também
- Prorrogado até dia 21 prazo para matrícula nas escolas estaduais
- Só vacinação pode manter febre amarela longe das cidades
- Lei obriga bares a fornecer gratuitamente água potável em São Paulo
As urnas serão instaladas nos locais de votação, situado nas escolas estaduais Homero Fernando Milano (avenida João Barbosa de Moraes, 157 – Vila Zeferina), Jardim Odete 3 (rua Galvão, 206 – Quinta da Boa Vista) e na Escola Municipal Vereador Leolino dos Santos (rua Garibalde, 50 – Quinta da Boa Vista).
Podem votar pessoas acima de 16 anos portando documento original com foto e título de eleitor. O pleito vai definir os responsáveis por garantir a segurança e cuidado de crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento. Para isso, a participação popular é fundamental.
“O Conselho Tutelar é um braço muito importante da assistência. É ele que absorve e acolhe todas as denúncias e reclamações sobre situações de ameaça ou de violação do direito da criança e do adolescente. Agora com a eleição mais modernizada, esse processo será ainda mais rápido e eficiente”, contou o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.
Isso porque pela primeira vez na história de Itaquá a Justiça Eleitoral apoiará o processo de votação e vai emprestar urnas eletrônicas, treinar as pessoas que vão compor as mesas receptoras de votos, prestar suporte técnico ao voto informatizado, além de ter definido os locais de votação e a cessão das listas de eleitores mediante solicitação prévia dos municípios.
“Fico muito feliz em ver a evolução do desenvolvimento social na nossa cidade, que há muito tempo foi deixada para trás. Agora temos o reforço das equipes que são envolvidas não apenas nos atendimentos, mas principalmente no respeito aos munícipes. Faço um convite aberto aos moradores para irem às urnas”, completou o prefeito Eduardo Boigues.