Inaugurado em maio, Terminal do Barreto faz mais de 240 viagens por dia

O novo espaço caiu nas graças e facilitou a vida da população local que se desloca diariamente saindo do maior bairro de Arujá, para as cidades da região

Terminal Joaquim Barreto
Terminal Rodoviário Joaquim Barreto, Bairro Parque Rodrigo Barreto em Arujá. Foto: Bruno Martins - Jornal Ouvidor

Se levar em consideração apenas as linhas intermunicipais, que ligam Arujá a outras cidades da região, o Terminal Joaquim Barreto, inaugurado em maio deste ano no Bairro Parque Rodrigo Barreto realiza por dia 242 viagens. O número é ainda maior se contabilizar as sete linhas municipais que passam pelo espaço levando os moradores até o centro e para outros bairros. “O espaço valorizou muito nosso bairro, trouxe mais segurança para a área e comodidade tanto para nós usuários quanto para os próprios motoristas”, destaca a moradora Margarida Pereira, 73 anos.

Foi notícia no Ouvidor

Margarida conhece como ninguém o bairro do Barreto, afinal foi uma das primeiras moradoras no local e acompanhou o crescimento da área com a vinda das novas famílias: “Viemos para cá ainda em 1974, se não fui a primeira, com certeza fui uma das primeiras moradoras do Barreto. O bairro cresceu rapidamente, mas até um pouco de maneira desenfreada. Hoje temos bons serviços aqui disponíveis, mas a gente sabe que pode melhorar ainda mais”, disse.

Quase todos os dias da semana, antes do sol nascer, Margarida pega o ônibus no terminal do Barreto, até São Paulo. Ela se recorda que antes da construção do espaço o perigo era constante até a saída dos coletivos: “Muito escuro, insegurança total, hoje temos iluminação e até câmera de segurança o que acaba inibindo qualquer tentativa de vandalismo ou roubo”, disse Margarida acrescentando: “Infelizmente hoje tem que ser assim, se não coloca uma câmera ou alguém para tomar conta, vira casa de ninguém e os bandidos acabam tomando conta”.

Motoristas sugerem melhorias

Bom para um lado, mas poderia melhorar ainda mais para o outro. De acordo com motoristas e os fiscais das linhas que partem do Terminal Joaquim Barreto o espaço não foi projetado de uma maneira que facilita-se os embarques e desembarques dos passageiros, tão pouco às chegadas e partidas dos coletivos: “Podiam fazer uma rotatória ou algo que permitisse a entrada dos ônibus direto da avenida principal, hoje temos que percorrer uma quadra a mais para dar a volta pela rua de cima e conseguir chegar até o terminal, isso aumentou em quatro minutos a chegada dos ônibus até o ponto final”, revela um motorista que prefere não se identificar.

Ainda de acordo com os profissionais, os problemas aumentam principalmente nos horários de pico: “Estamos em uma área residencial e o fluxo de veículos aqui é muito grande. O Departamento de Trânsito veio instalou algumas placas de proibido estacionar, mas alguns moradores já retiraram todas as identificações e com isso os carros acabam sempre estacionando e travando as passagens dos ônibus”, disse.

O Terminal Joaquim Barreto está situado dentro de uma área de 3.300m², deste 565m² são de área construída. O espaço conta com bancos, área coberta, banheiros feminino, masculino e acessível, rampa de acessibilidade, monitoramento com câmeras, almoxarifado e administração.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments