Pessoas físicas podem destinar uma parte do Imposto de Renda (IR) devido a entidades filantrópicas como hospitais e descontar do valor do montante que seria pago à Receita Federal. Os recursos vindos dessas doações são fundamentais para instituições como a Santa Casa de Santa Isabel que faz atendimento pelo SUS e depende da distribuição do IR para compensar o déficit causado pela concentração dos atendimentos de grande parte dos traumas na região.
Foi notícia no Ouvidor
- Operação Semana Santa: Mais de 2,5 milhões de veículos devem circular pelas rodovias no feriado
- Ipem-SP orienta sobre os cuidados na compra de pescados e ovos de Páscoa
- Correios passa a atender serviços financeiros da Caixa
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2024 vai até o dia 31 de maio. Contribuintes que optam pelo modelo completo de declaração do IR têm a opção de deduzir do total devido e ainda contribuir para instituições culturais, esportivas e sociais, como hospitais, por exemplo.
Para isso, basta preencher a seção “Doações Diretamente na Declaração” e direcionar o valor de sua escolha. É possível contribuir com até 3% no ato da declaração ou até 6% diretamente a um Fundo, declarando posteriormente no Imposto de Renda. Além disso, o contribuinte que tenha feito doações em 2023, pode ter o percentual somado ao valor doado em 2024, até alcançar o limite. Já o contribuinte que tiver direito à restituição, o valor doado será somado a essa quantia e corrigido pela Taxa Selic.
Regulamentadas por leis federais, estaduais e municipais, as doações de IR têm grande potencial de arrecadação. Deve declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90 em 2023. A destinação desses recursos permite que o contribuinte cumpra suas obrigações com o governo federal, ao mesmo tempo em que contribui para a manutenção dos serviços excepcionais prestados por instituições filantrópicas. Isso assegura a continuidade da assistência social e apoia a formação de profissionais, além de fomentar o investimento em pesquisa e tecnologia.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
A destinação de parte do Imposto de Renda é um método eficaz e sem custos para os cidadãos de apoiar causas importantes. Para mais informações sobre como ajudar consulte o seu contador.