Endy Silva Mendonça editou a entrevista concedida ao jornal OUVIDOR pelo ex-prefeito Celso Palau para alterar as mensagens e informações de modo a transformá-la em propaganda eleitoral negativa com intenção de desabonar a imagem do candidato Gabriel Prianti. Igarataense foi multada em cinco mil reais por Fake News, mas ainda pode recorrer.
Foi notícia no Ouvidor
- Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça
- Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro
- Governo desmente fake news sobre banheiros unissex
A representação feita pela Coligação “Igaratá Merece Mais”, composta pelos partidos políticos Podemos e PSD, foi acatada pelo Ministério Público e acolhida pela Justiça Eleitoral que determinou a imediata retirada da postagem das redes sociais no Facebook e multou a autora em R$5.000,00.
A defesa de Endy alegou liberdade de expressão, mas a Justiça considerou que, na comparação do vídeo veiculado pela autora com o vídeo original da entrevista concedida no dia 19 de setembro, houve cortes, inserções de risadas além de omissões de elogios tecidos pelo ex-prefeito ao candidato Gabriel.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
No entender a Justiça a veiculação do vídeo não pode ser entendida como simples “críticas de adversários políticos; deboches; sátira ou pitadas de humor, mas sim, fomentam propaganda eleitoral negativa, pois transmite a ideia de que o candidato ao cargo de prefeito de Igaratá, além de jovem e inexperiente, não tem responsabilidade nem pelo que fez certo, nem pelo que fez errado”.
A sentença ainda cabe recurso.