Desde setembro todos os profissionais de enfermagem (enfermeiros e auxiliares de enfermagem) da prefeitura de Igaratá estão recebendo o valor proposto como piso salarial da categoria.
Veja Também
- Santa Casa suspenderá serviços
- Justiça suspende piso salarial da enfermagem
- Agentes de saúde de Igaratá tem o maior salário
Na região, entre Arujá e Santa Isabel, Igaratá é o único município a aderir o pagamento do piso da enfermagem, utilizando para isso somente os recursos próprios da saúde.
A administração destaca que não houve relevante impacto no orçamento do município, pois o prefeito Elzo de Souza, e sua equipe, já havia planejado o aumento destes profissionais.
Por isso, a gestão informa que sequer foi necessário alterar as leis orçamentárias de 2023.
“Apesar da suspensão do STF – Supremo Tribunal Federal, mantivemos o aumento como forma de reconhecimento a classe que esteve à frente a pandemia do Covid-19. Essa é a melhor forma de reconhecer e valorizar os profissionais que continuam na linha de frente”, disse Elzo.
A Secretaria de Saúde de Arujá destaca que o STF manteve a decisão do Ministro Luís Roberto Barroso, contra o pagamento imediato do piso, para que seja informado, pelos Entes da Federação, o impacto que a Lei nº 14.434/2022 traz em suas situações financeiras. “Apenas depois que a análise for concluída é que o Município poderá se manifestar de modo mais preciso e pontual sobre o caso”, finaliza a Pasta.
Até o fechamento desta edição, Santa Isabel não respondeu aos questionamentos da reportagem.