IBGE busca recenseadores em Igaratá

Remuneração, por produção, pode chegar a três mil reais

IBGE Contrata novos agentes para realização do Censo 2022 em Igaratá. Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está contratando novos recenseadores para o censo de 2022 em Igaratá. Ontem o escritório do IBGE, sub área de Jacareí, realizou uma reunião virtual para discutir as ações do censo na cidade.

A principal notícia foi que dos 12 contratados temporários para a realização do censo que começa no dia primeiro de agosto, somente cinco foram aprovados na primeira seleção. Restam vagas para recenseadores, e o IBGE contrata um supervisor e um agente censitário para atuar em Igaratá.

Segundo Thiago, coordenador da sub área Jacareí/Igaratá, o contrato de trabalho terá a duração de três meses com remuneração de R$1.700,00 para supervisor e de recenseador com vencimentos por produção, podendo atingir até R$3.000,00 por mês, para o agente que conseguir aplicar 20 questionários por dia.

Thiago conta que o problema de contratação de pessoal para a realização do censo está comum em todos os municípios, mais grave ainda na grandes cidades onde milhares de pessoas estarão envolvidas na aplicação dos dois questionários, o universal que é mais simples e o de amostra, um a cada cinco entrevistas.

Veja Também 

Igaratá debate o abuso e a exploração infantil

O IBGE contrata e o trabalho será desenvolvido de casa em casa com os registros instantâneos através da internet, inclusive com a localização do imóvel onde está sendo feita a aplicação do censo: – O processo de coleta dos dados evoluiu muito, explica Thiago, de modo que tanto a segurança do cidadão como a do entrevistador será controlada, identificando data, hora e local da entrevista.

Os selecionados para o trabalho de recenseador vão ser treinados e receberão o material necessário para cumprir a função que é fundamental para o desenvolvimento do município, uma vez que os dados coletados serão disponibilizados para a elaboração de políticas públicas e até mesmo para cálculo do montante de recursos destinados ao município através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A data para a seleção de candidatos a recenseador ainda não foi divulgada, mais informações podem ser obtidas através do escritório do IBGE em Jacareí.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments