O que as cidades fazem pelo meio ambiente

Questionadas sobre as ações adotadas para alcançar uma gestão mais sustentável, Igaratá, Arujá e Santa Isabel descrevem o que fazem pelo meio ambiente

Santa Isabel marcou 45,54 pontos; Arujá 44,19 e Igaratá 36,61 na avaliação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que mede e apoia a eficiência da gestão ambiental nos municípios.

Bragança Paulista conquistou o primeiro lugar no ranking geral do Estado de São Paulo com 97,52 pontos. O Ouvidor já encaminhou um pedido de entrevista ao vivo para falar diretamente com a secretária de Meio Ambiente de Bragança, Nádia Zacharczuk.

Fique ligado no Programa De Frente com o Ouvidor, no canal oficial do Jornal no Youtube.

Abaixo, segue as ações apontadas pelas prefeituras da região:

Qual a avaliação da prefeitura sobre o resultado do ranking Município VerdeAzul?

IGARATÁ – Obtivemos uma melhora significativa quanto a colocação do município no ranking do Programa, evolução de 92.9% em relação ao ano anterior (2020).

ARUJÁ – Avançamos em 8 das 10 diretivas ambientais. Incluímos as primeiras ações da nova gestão municipal em meio ambiente no escopo de tarefas do Programa, o que trouxe inovação e abriu novas frentes e temas na gestão ambiental municipal.

SANTA ISABEL – O Resultado foi positivo, pois tivemos uma melhora significativa no ranking, inclusive com o reconhecimento da classificação, ocorrido pela primeira vez junto ao programa.

Cite 3 (três) principais ações realizadas pela prefeitura – voltadas para o Meio Ambiente – que contribuíram para este resultado?

IGARATÁ – Ações voltadas para as diretivas Município sustentável, Qualidade do ar e Resíduo sólido. Além disso, a ações desenvolvidas pelo município abordam as diretivas do programa, visam nortear as ações dos projetos que estão em desenvolvimento ou previstos.

ARUJÁ – Podemos citar os programas de coleta seletiva que são o Programa Recicla Arujá e a Loja Vale Reciclar e o projeto Biodiversidade, de preservação de espécies de abelhas nativas da fauna brasileira no Parque dos Ipês.

SANTA ISABEL – Autonomia do município para expedir licenciamentos, ações contínuas de fiscalização, parceria com o Condemat e manutenção do Centro de Educação Ambiental. Ações de proteção animal doméstico e silvestre e de educação ambiental nas escolas. Implantação e manutenção da Nascente Modelo Municipal com cronograma para recuperação em 12 anos, entre outros.

Por qual motivo o resultado não foi ainda melhor?

IGARATÁ – De certa forma, considerando os 8 meses da atual gestão, o aumento no ranking foi muito satisfatório, haja vista que a pontuação obtida praticamente foi o dobro do ano base de 2020, com um aumento de 92%, conforme demonstrativo do programa.

ARUJÁ – A avaliação publicada agora se refere ao período entre 2019 e 2021. Por isso, uma série de atividades e projetos desta nova gestão, como o Selo Verde Ambiental, a Feira Sustentável, o Calendário de Educação Ambiental, o Licenciamento Ambiental, o projeto Tampinhas do Bem, as melhorias na coleta seletiva e outras não foram avaliados e serão entregues ao Estado somente na metade de 2023, gerando mais resultados no próximo ano. Esse calendário é definido pelo Estado e a avaliação é bienal.

SANTA ISABEL – O Município não possui recursos financeiros e corpo técnico específico para atendimento das 10 Diretivas, também precisamos melhorar a comunicação entre os setores da administração, pois muitas das ações das Secretarias não são devidamente relatadas em relatório como exige o Programa Município VerdeAzul.

Qual o principal projeto da prefeitura para melhorar ainda mais sua colocação neste ranking?

IGARATÁ – Trabalhamos norteados pelas diretivas do Programa Município Verde Azul, com projetos mais sustentáveis, focados na melhoria da qualidade ambiental, além de ações de educação ambiental transversal para sensibilização e mobilização da população com relação a importância preservação do meio ambiental como fator fundamental de transformação.

ARUJÁ – Temos uma série de projetos e ações. Atualmente, a Prefeitura contratou uma consultoria especializada para potencializar o trabalho e o desenvolvimento do PMVA em Arujá. A nova meta será atingir ao menos 60 pontos no ano que vem e alcançar, também de forma inédita, a Qualificação II neste Programa, que é prioridade para a gestão da SMMA.

SANTA ISABEL – Vamos ampliar a estrutura ambiental, para estabelecer frentes nas diversas diretivas, e assim vamos obter um resultado significativo no avanço das questões ambientais e na melhorar a qualidade de vida do isabelense.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments