Na véspera de feriado, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) trabalhou pesado para substituir todo o equipamento danificado, além dos cabos furtados na área de captação de água bruta localizada na estrada Rio do Peixe, em Igaratá.
De acordo com a Companhia, o local foi alvo de vandalismo e furto ocorrido na noite de quarta-feira, 19/04. Os responsáveis não foram identificados, mas a Sabesp registrou um boletim de ocorrência.
Em comunicado a Sabesp informou que adotou as medidas necessárias para “substituição dos equipamentos danificados e cabos furtados, a fim de minimizar os efeitos da ação criminosa”, disse.
A prefeitura emitiu comunicado a população ainda na manhã de quinta-feira, mas mesmo diante dos alertas e recomendações para o uso consciente da água, não foram suficientes para impedir que a água faltasse antes da conclusão das obras em muitas caixas d’água. Na casa da moradora Tatiane Silva que mora próximo a Prainha, a caixa d’água de 350 litros não resistiu muito ao longo período que o bairro ficou sem fornecimento e ainda na quinta-feira, 20, as torneiras secaram.
Os reparos foram concluídos no início da noite de quinta-feira e o fornecimento restabelecido em todo o município só na madrugada de sexta-feira, 21.
Elzo se reúne com superintendes da Sabesp
O prefeito de Igaratá Elzo de Souza esteve nesta semana em reunião com os superintendentes da Sabesp a fim de cobrar as contrapartidas prometidas ao município no período de autorização para transposição das águas da Represa do Jaguari para o Sistema Cantareira.
Segundo os representantes da empresa, as documentações já foram recebidas e as ações encontram-se em fase adiantada. O objetivo da administração é fazer com que concessionária possa levar mais agilidade nas demandas.
Participaram da reunião o vice-prefeito, Manoel Arantes, o Secretário de Obras, Gilberto Pedroso e a Diretora de Obras de Igaratá, Francineti Cavalcante.