Fórum Regional dos Conselhos de Saúde em Santa Isabel

Fórum Regional dos Conselhos de Saúde do Alto Tietê - Forsalt discutiu demanda reprimida e melhorias para os municípios da região

Forsalt
O Fórum tem como objetivo trazer melhores condições de saúde aos municípios e suprir as necessidades de todo o Alto Tietê.

Na última sexta-feira (17/03), na Câmara Municipal de Santa Isabel, aconteceu o Forsalt (Fórum Regional dos Conselhos de Saúde do Alto Tietê). No tema “O cenário de atendimento em Saúde para a região do Alto Tietê, região Metropolitana de São Paulo e as perspectivas frente à nova conjuntura de governo”. O evento contou com a presença da secretária de Saúde de Santa Isabel, Helena Inácio, conselheiros representantes de outros municípios e dos serviços estaduais de saúde.

Veja Também

O Fórum tem como objetivo trazer melhores condições de saúde aos municípios e suprir as necessidades de todo o Alto Tietê. A Secretária de Saúde, Helena Chinchila, destacou a atuação da saúde de Santa Isabel e comentou sobre a demanda reprimida do ano de 2022 e 2023. Segundo ela, há necessidade de mais vagas em especialidades como Oncologia, Hemodiálise, Neurocirurgia, Ortopedia e Alergologia. O atendimento prestado pelo serviço de saúde do município atende de 1 a 16 pessoas por mês em cada uma delas, “não suprindo a necessidade da população”, disse.

“Não podemos deixar a chama da participação popular apagar. O SUS é uma dádiva que Deus permitiu para o Brasil, por meio dele podemos ofertar uma saúde de verdade à população”, falou o Prefeito Dr. Carlos Chinchilla, que também estava presente.
O Fórum teve participação ativa da população e foi conduzido pela presidente do Conselho de Saúde de Santa Isabel. Contou também com a presença de Samara Gomes, representante do Conselho Municipais de Santa Isabel no Conselho Regional e do Dr. Vagner Lobo, presidente da OAB de Santa Isabel.

Entre os temas debatidos falou-se da demanda reprimida em todos os municípios da região e a necessidade de reajuste da tabela do SUS de modo a motivar os profissionais do setor a atuarem visando a melhoria da saúde pública.

Os problemas, entretanto, não foram os únicos objetos do Forsalt, cujo encontro teve a participação de representantes dos municípios de todo Alto Tietê, como Guarulhos, Mogi das Cruzes, Arujá e outros.

No encerramento, a Secretária de Saúde de Santa Isabel, Helena Inácio enfatizou também as conquistas dos serviços prestados pelo SUS: “Só em 2022, realizamos 58.562 consultas médicas, além de 71.933 atendimentos de urgência e emergência”, complementou e afirmou que estão trabalhando para estruturar cada vez mais a rede de saúde e, em, breve suprir e atender melhor toda a população.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments