Em 2022, a tradicional Festa do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus volta a ser realizada após dois anos de interrupção devido às restrições da pandemia da Covid-19. A celebração no sítio Tabor, em Mogi das Cruzes (SP), será no dia 18 de setembro, a partir das 8h, com a Santa Missa presidida pelo Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, vigário-geral da Diocese de Mogi das Cruzes, e concelebrada pelos padres formadores.
É a 23ª edição do evento com o tema “Diocese Unida trabalhando pelas vocações”, um momento sempre muito aguardado, pois reúne as famílias dos seminaristas, paroquianos e atrai milhares de pessoas do Alto Tietê e região e tem como objetivo unir toda a Diocese em oração, no trabalho e na ajuda às vocações, conscientizar a cada um a importância dentro desse processo formativo dos seminaristas que são de, no mínimo, oito anos.
Atualmente, o Seminário Diocesano está dividido em três casas: Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro, instalado na Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, em Itaquaquecetuba (SP); Seminário de Filosofia São José e o Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus, situados no Sítio Tabor, mesmo local da festa. A renda arrecadada durante a Festa do Seminário é para auxiliar na manutenção e na formação dos seminaristas.
A programação é extensa e ao longo do dia, diversas atividades acontecem no local até às 16h. No palco, haverá apresentações de bandas católicas, já na antiga Casa dos Professores, a exposição em homenagem a Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, 3º bispo da Diocese e que faleceu no último dia 01 de junho, e também, sobre o Jubileu de 60 anos da Diocese de Mogi das Cruzes. Na quadra poliesportiva, o tradicional bingo.
A Tenda Vocacional, que é um espaço muito visitado, reúne as congregações religiosas e comunidades presentes na Diocese, já na Tenda da Misericórdia, os padres irão atender confissões. Às 15h, a celebração da Santa Missa na Capela do Seminário.
Como a Festa acontece em uma área localizada na Serra do Itapeti, os participantes ainda podem fazer uma pequena trilha, e para as crianças, tem a Fazendinha, com cavalos e outros animais. E ainda, muitos aproveitam o espaço para fazer picnic.
A entrada é gratuita e para a alimentação, são montadas mais de 15 barracas com variadas opções de alimentos e bebidas. O estacionamento é gratuito com capacidade de receber ônibus, vans e carros.
Neste ano, serão disponibilizados ônibus com pontos de partida em determinadas paróquias da Diocese, com a taxa de R$ 20 (vinte reais), e saída às 6h30 e retorno às 16h30, é necessário fazer a reserva na paróquia em questão ou com os seminaristas (neste link, é possível encontrar os telefones das paróquias: http://diocesedemogi.org.br/paroquias.php).
Locais de saída dos ônibus:
– Paróquia São José Operário (Vila Mogilar – Mogi das Cruzes);
– Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque (Mogi das Cruzes);
– Paróquia São Benedito (Guararema);
– Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Poá);
– Paróquia Santa Cruz e Santa Margarida D’Youville (Ferraz de Vasconcelos);
– Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Santa Isabel);
– Paróquia Nossa Senhora Mãe do Redentor (Suzano);
– Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda (Itaquaquecetuba);
– Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Arujá);
– Paróquia São Benedito (Biritiba Mirim).
Serviço
Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus
Fazenda Tabor
Rodovia Pedro Eroles, Km 42 – bairro Itapeti – Mogi das Cruzes/SP
Tel: 4790-7466 e 4790-7037