A chuva provocou o cancelamento do desfile. O cancelamento provocou, ao que se sabe, a irritação do prefeito Carlos Chinchilla. Mas o dia acabou perfeito, com o desfile de 22 bandas e fanfarras de diversas cidades do Estado e, a noite com cerca de 33 mil pessoas encantadas com o show do cantor Leonardo. O dia acabou perfeito e celebrou o 191º aniversário da emancipação política e administrativa do município no dia seguinte, dez de julho.
Embora muitos duvidem e outros reclamem, alguma coisa mudou em Santa Isabel. E mudou para melhor. Dias perfeitos como os vividos no último final de semana já aconteceram em outras ocasiões, mas não com tanto sucesso e repercussão como esses últimos. Parece que a população está atingindo a maioridade, conseguindo ver que tudo que se faz no município pode ser bom ou ruim, dependendo unicamente do modo como se vê.
Para cancelar um desfile de crianças e adolescentes que criaram expectativas, comoveram os pais, frustrar idosos e empresários é preciso ter coragem. A coragem de tomar decisões que afetam a vida de muita gente. São capazes de tomar esse tipo de decisão somente as pessoas que, compreendendo o risco, tomam inclusive a decisão de irritar o Prefeito, no fundo a pessoa responsável por tomar as decisões que afetam a vida de tantos.
O sucesso obtido por atletas vestindo a camisa da cidade deu sequência à temporada de boas notícias. As observações com as quais se pretende desabonar as vitórias e conquistas são usuais, sempre aparecem em toda e qualquer cidade. É como os grandes municípios também fazem, contratam e arregimentam atletas consagrados para vestir a camisa que identifica a cidade. A vitória é verdadeira assim com o objetivo é justo: o exemplo e a dedicação motivam outros jovens a buscar o sucesso através do esporte e, nada é motivador que a medalha exibida com orgulho.
Não quero aqui atribuir a ninguém o sucesso dessa temporada que marcou o aniversário da cidade. Espero somente que o isabelense reflita e reconheça que mudanças são inevitáveis e ocorrem, dia após dia, na vida de todos nós, seja na rua onde moramos, na cidade em que vivemos, no Estado em que estamos ou no país que adotamos. A mudança vem especialmente em nós mesmos ao percebermos que somos nós que construímos, com nossas escolhas a vida que temos e que é de nossa responsabilidade tudo o que acontece em nossa volta. Podemos e vamos melhorar cada dia mais porque temos a coragem de tomar decisões difíceis, mesmo que seja a de cancelar um desfile por causa da chuva.
ERRATA: Por erro de diagramação, a edição passada, do dia 07 de julho de 2023, saiu com a numeração errada. O correto é EDIÇÃO 1.433