Esporte que une famílias

Como o beisebol mudou a vida das crianças e dos pais dos alunos de beisebol de Heiji Hira

No próximo dia 17/09, a mulher que há 30 anos se dedica a organizar o lanche dos jovens atletas e suas famílias, a Maria Tsukamoto, será a homenageada no primeiro Campeonato Interno de Beisebol do Nippon Country Club de Arujá. As crianças estão animadas para receber os times adversários e, aos finais de semana, treinam com dedicação.

Veja Também

No clube, pouco mais de 20 meninos e meninas, a partir de 05 anos de idade, se encontram na quadra de Beisebol e Softbol para a preparação. O aquecimento geralmente é no parquinho, entre brinquedos e atividades lúdicas focadas no desenvolvimento da coordenação motora.

O Sensei Heiji Hira apresenta os alunos com o notório orgulho de um professor que vê nas crianças uma extensão da família que, aliás, é presente e se integra na atividade. Sim, os pais estão sempre presentes, preparam o intervalo, auxiliam nos bastidores e até nas jogadas que, aos poucos vão aprendendo junto com os filhos.

Há um senso de comunidade em que todos participam do esporte e basta chegar um novo membro ou visitante, para o grupo começar a integração. “Ninguém fica sozinho”, dizem as mães animadas.

Desde que começaram a jogar, as crianças desenvolveram mais responsabilidade em todas as demais tarefas de casa. Assim como aprendem a separar os materiais do jogo, passam a arrumar seus quartos e materiais escolares.

Há disciplina no meio de toda a diversão, e enquanto aprendem o jogo, aprendem o sentido de vencer ou perder, mas acima de tudo, continuar jogando.

O sonho de Heiji é que o grupo cresça ainda mais, um time de 50 até o final do ano. Mas até lá, para cada aluno, há um tempo exclusivo de ensinar.

Sobre a homenagem à Maria, Heiji conta que o grupo decidiu que é justo prestar homenagens a quem está presente, vivo, pois o reconhecimento de sua dedicação fortalece ainda mais o seu exemplo para a nova geração.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments