Com o encerramento dos Jogos Regionais 2024, Santa Isabel conseguiu melhorar seu rendimento em relação ao ano passado e atingiu um sétimo lugar no ranking geral da competição, uma marca histórica para o esporte da cidade. Em entrevista ao programa do Ouvidor na última quinta-feira, Secretário de Esportes, esclareceu algumas polêmicas sobre as competições e enalteceu o desempenho e dedicação dos esportistas da cidade.
Foi notícia no Ouvidor
- Judoca Beatriz Souza conquista o primeiro ouro brasileiro em Paris
- Prata no basquete levará Arujá para os Jogos Abertos
- Chinchilla oficializa candidatura à reeleição neste sábado
Ao todo foram 13 medalhas conquistadas e a sétima colocação geral com 75 pontos nos Jogos Regionais deste ano. Em 2023, o município conquistou 26 medalhas, mas ficou em 9º na classificação geral.
“O número expressivo de medalhas não significa exatamente ter mais pontos no critério de avaliação, isso pelo fato de 18 das 26 medalhas conquistadas no ano passado serem somente em um esporte, a natação”, explicou Edson Rodrigues, secretário de Esportes de Santa Isabel.
As medalhas deste ano se dividiram entre cinco esportes. Uma de prata para o basquete feminino; Bronze para o biribol; Uma medalha de prata para o taekwondo feminino e duas de bronze no masculino; Medalha de prata no karatê; e por fim sete medalhas no badminton, sendo elas um bronze, três pratas e três ouros.
Com o bom desempenho no badminton, o esporte está sendo implantado pela secretaria de esportes de Santa Isabel. Segundo o secretário Edson Rodrigues, “o badminton é um esporte muito bom de se praticar. Estamos com um centro de treinamento na cidade e nossa treinadora apesar de campeã, vai ganhar uma bagagem extra para continuar a treinar a equipe”, pontuou.
Edson ainda cita a importância da parceria com o projeto Craque do Amanhã, em que a coordenadora Fernanda Ribeiro indicou alguns atletas para representar a cidade nos jogos. “Ninguém faz nada sozinho, as parcerias são importantes. Eu só tinha três atletas para a disputa na modalidade Dama, o ideal são quatro, e a Fernanda me arrumou mais uma. Além do Bernardo que corre pelo Craque do Amanhã e jogou tênis e badminton por nós. Nossa ideia é sempre unir forças para ter nossos atletas em destaque”, comentou Edson.
Secretário suspenso
A polêmica gerada em volta de Santa Isabel nos jogos regionais se deve ao fato da suspenção de Edson Rodrigues (um ano), e do atleta de vôlei de praia Francisco Felipe Martins (seis meses), dos campeonatos regionais. A punição se deve a inscrição irregular do atleta na competição.
O Secretário garantiu que irá recorrer da punição e um advogado já foi acionado para cuidar do caso. “O Francisco é um atleta individual, ele percorre o Brasil nas competições representando a ele mesmo. Pela regra não se pode inscrever um atleta que tenha representado um município ou um clube entre 31 de dezembro e 1 de abril. Ele não representou um município e muito menos um clube. O que acontece é que a federação toma a decisão e você não pode recorrer antes, somente após o fim dos jogos, o que nos impossibilitou de competir nessa modalidade. Entenderam que ele estar ligado a CBV (Confederação brasileira de Voleibol) é um vínculo. É uma brecha no próprio regulamento e um erro da comissão”, explicou
A suspenção para ambos os envolvidos, prevê que não podem constar com o nome em súmula nos próximos campeonatos. Edson não pode acompanhar a delegação isabelense como técnico em próximas competições, somente como secretário de Esportes.
Com a repercussão da polemica em Santa Isabel, Edson pediu para que as pessoas repercutissem também o bom desempenho dos atletas nos jogos. “As pessoas gostam de repercutir coisas negativas enquanto deveriam focar no lado positivo. Nossos atletas tiveram um ótimo desempenho em todos os esportes, mesmo sem medalhas em alguns deles. Precisamos incentivar eles para que não parem de competir. Damos a oportunidade para todos que querem se inscrever, é só falar comigo lá na secretaria”, finaliza.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Com o fim dos jogos regionais, duas modalidades se classificaram para a disputa dos Jogos Abertos 2024, em novembro. Badminton feminino e Basquete feminino.