
Na quarta-feira, 19/10, a Escola Técnica de Empreendedorismo 4.0 de Arujá sediou seu primeiro evento: o TechDay.
Foi um dia de programação voltada à tecnologia que contou com apresentações, simuladores de skate e claro, workshop e aulas como, por exemplo, “Aprenda como realizar uma impressão 3D”.
Leia mais
- Policial Militar salva a vida de bebê de três meses
- 2023 será o ano de maior investimento em obras na história de Arujá
- Blitz Ambiental combate loteamentos clandestinos
O prefeito Dr Camargo prestigiou a iniciativa, assim como os vereadores Pastor Samuel Maia, João Luiz e Renan de Arujá e parabenizou a toda a equipe da Escola 4.0 pelo trabalho.
Na unidade, são ministrados 20 cursos, muitos em parceria da Prefeitura com o Senai, onde se capacitam cerca de 800 alunos, divididos em dois turnos (manhã e tarde). Sessenta deles já se formaram em três cursos, informou Tom Flores, que coordena o equipamento público.
Para mais informações sobre cursos e inscrições abertas, a escola está localizada na avenida João Manoel, 393, Vila Flora Regina, ou informe-se pelo site da Prefeitura www.prefeituradearuja.sp.gov.
HISTÓRIA DA CIDADE DE ARUJÁ
Arujá é uma antiga povoação situada a nordeste da capital paulista, entre as serras da Cantareira e do Mar, às margens do ribeirão baquirivu-Guaçu, com acesso principal pela Rodovia Presidente Dutra.
De origem tupi, Arujá significa “abundantes de peixinhos barrigudinhos ou guarus”, de acordo com a obra O Tupi-Geografia Nacional, de Theodoro Sampaio. O município surgiu com um simples traçado de uma estrada vicinal, que saía da Praça da Sé, passava pelo brás, Penha, Guarulhos, bonsucesso, Arujá até chegar ao Rio de Janeiro.
O caminho era usado por tropeiros que se dispersavam pela floresta à fora, sentido Vale do Paraíba – Rio de Janeiro. Conhecidos como “faisqueiros”, esses homens eram os responsáveis pelo contato com os índios, além de extraírem ouro do Rio Jaguari, levando-o para bonsucesso e de lá para Guarulhos.
Foto: Divulgação/PMA