A Embratur participou, nesta segunda-feira (03), da abertura da WTM Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, realizada em São Paulo até a quarta-feira (05). Na ocasião, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, assinou um Memorando de Entendimento para fortalecer o Turismo no Litoral de São Paulo após a tragédia que atingiu parte dos municípios da região no período do Carnaval. O acordo tem como objetivo mitigar os efeitos das fortes chuvas, estruturando a retomada da economia na região.
Veja Também
- Lucena representa o turismo paulista em Madri
- Turismo de SP e Faesp debatem políticas de incentivo ao Turismo Rural
- Novo programa prevê passagens aéreas por R$200
Além da Embratur, assinaram o documento a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, as Secretarias de Turismo dos cinco municípios que compõe o Litoral Norte/Circuito Turístico Litoral Norte, a Baixada Santista/Região Turística Costa da Mata Atlântica, o Litoral Sul/Região Turística Lagamar (Iguapé, Ilha Comprida e Cananéia) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
“Essa parceria com o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena, e os prefeitos do litoral paulista é estratégica para trazermos mais visitantes da América do Sul. É assim que fortaleceremos as economias dessas cidades. Vamos promover os destinos de sol e praia, além do ecoturismo. E também incluir a realização de workshops para fomentar a sustentabilidade e capacitar os trabalhadores para melhorar, ainda mais, a experiência dos turistas e gerar mais empregos”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou a força da WTM para “trazer o mundo para a América Latina e promover a América Latina para o mundo”. “É um privilégio para São Paulo sediar uma feira que conecta destinos e pessoas, apresenta produtos exclusivos e lançamentos que fomentam essa grande locomotiva que é o turismo.
No acordo de cooperação mútua, estão previstas ações da Embratur como a veiculação campanha publicitária na internet promovendo atrativos do litoral paulista em mercados estratégicos como o da Argentina, Uruguai e Paraguai; uma campanha de apoio à comercialização com as operadoras, com a Braztoa; workshops com a temática Turismo Internacional e Mudanças Climáticas, com os municípios do litoral norte e Sul, com o objetivo de promover a capacitação de gestores públicos, empresários, profissionais liberais e membros da comunidade sobre mudanças climáticas e turismo internacional.
Empresários e gestores públicos também terão à disposição capacitações em uma plataforma on-line sobre Negócios e Eventos, com o objetivo de qualificá-los para receber eventos internacionais do setor em feiras internacionais, com o apoio da Embratur. A Agência também levará destinos do litoral norte para feiras de turismo de negócios e eventos, como a IMEX, na Alemanha; e a FIEXPO, no Panamá, que ocorrem no início do segundo trimestre.
WTM
A feira deve atrair, até o dia 5 de abril, 20 mil profissionais e 565 empresas expositoras do setor de viagens e turismo de mais de 40 países. O evento proporciona ambientes para a realização de reuniões, fazer networking, negociar e se conectar com as tendências da indústria do turismo.