Com recorde de temperaturas abaixo dos 10º registradas nas últimas madrugadas e com frio podendo se intensificar ainda mais nas próximas semanas, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Isabel reuniu, na última quarta-feira (14), os principais agentes da cidade responsáveis pelos serviços de abordagens e acolhimento de pessoas em situação de rua.
Foi notícia no Ouvidor
- Projeto Acolher abre portas de abrigo temporário em Arujá
- Mortalidade infantil reduz mais de 80% e alcança melhor indicador dos últimos dez anos
- Região apresenta queda no registro de candidaturas
De acordo com o secretário da Pasta, Daniel de Lucena, a equipe de orientadores socioeducativos intensificou as ações de sensibilização, visando a convencer as pessoas em situação de rua a aceitarem o acolhimento na Casa de Passagem, que, neste período de inverno, oferece 26 vagas. “Infelizmente mesmo com a abordagem e oferta de um local seguro e aconchegante para recebê-los, muitas destas pessoas ainda optam por continuarem na rua”, destacou Daniel.
Quem também esteve presente na reunião foi a Tenente Júlia Martins, que destacou a intensificação dos serviços de fiscalizações e patrulhamento no município. “A população tem registrado queixas sobre comportamentos hostis por parte de algumas dessas pessoas em situação de rua. Intensificamos os serviços de fiscalização e patrulhamento de nossos agentes, a fim de evitar que ações do tipo continuem a acontecer”, enfatizou a tenente.
Devido ao intenso frio e a mudança de temperatura repentina, muitos moradores de rua acabam migrando entre municípios. Com o atual aumento de pessoas em condições de rua, o capitão da Polícia Militar Anderson Pelegrine explica que é proibido a remoção dessas pessoas de forma compulsória. “A constituição Federal e a Política Nacional para População em Situação de Rua não permitem que os moradores sejam retirados de lá sem consentimento. Ninguém pode simplesmente chegar e tirar um morador de rua de seu local sem motivo ou medida que justifique sua mudança permanente.” explica o capitão da Polícia Militar.
As equipes da Secretaria de Serviços Municipais, realizam o serviço de zeladoria urbana e, quando necessário, removendo os pertences abandonados em espaços públicos. Esses itens são levados para a secretaria, onde ficam à disposição.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
O serviço de acolhimento está localizado na Rua Isabel Maria Lobo, 66, Centro. As pessoas em situação de rua podem procurar os serviços de acolhimento espontaneamente, onde terão acesso a banho, refeições, camas, cobertores, travesseiros, além de receberem atendimento social e serem encaminhadas para outras políticas públicas conforme suas necessidades.